Para João Almino e Bia Wouk

Por Gazeta Admininstrator

No encerramento das atividades de 2005 do Gazeta e em especial nesse nosso último editorial de um ano dos mais agitados, controversos, polêmicos e estressantes (haja furacões!) pensei em traduzir na figura específica de um casal, a imagem mais concisa e clara do ano especialmente positivo que vivemos na comunidade brasileira do Sul da Flórida.

O Embaixador João Almino, escritor e diplomata com uma das carreiras mais brilhantes e destacadas na história do Instituto Rio Branco, do qual inclusive foi presidente até recentemente e sua esposa, a artista plástica Bia Wouk, formam uma dupla emblemática de tudo o que vem acontecendo de positivo em nossa comunidade, estejam direta, indireta ou nem sequer envolvidos em todos as evidências dessa positividade.

De fato, na maioria delas estão.
Porque apesar de não existir a função de “Embaixatriz” para a esposa do Embaixador, nem de “Embaixador” para a figura do marido de uma Embaixatriz, o casal em questão demarcou de forma serena e alto astral, um espaço de delicada e eloqüente importância para todos nós.
Nem vou enumerar os feitos do Consulado do Brasil em Miami na atual gestão que tem pouco mais de um ano. São tantos e têm feito uma diferença tão evidente na vida da comunidade que seria desnecessário produzir uma “lista” só para efeito de “retrospectiva”. A comunidade enxerga, sabe.

João Almino e Bia “blend in” na nossa comunidade de uma forma única. Natureza, talento e individualidade de cada um deles se manifestaram com profissionalismo, graça, simpatia e uma surpreendente espontâneidade – algo que muitas vezes é praticamente “banido” das cartilhas de atuação diplomática – em cada um dos eventos, cada atividade oficial ou evento comunitário.
Sem jamais deixar de serem o casal formado pelo escritor e pela artista plástica, João Almino e Bia vem ocupando com enorme dignidade e distinção uma posição que sempre foi sonhada pelas lideranças da nossa comunidade. Uma posição de referência número 1, de prestatividade, disponibilidade, atenção e generosidade. Isso sem fogos de artifício, sem política de bastidores. Só com muita transparência e firmeza nos propósitos de servir a comunidade, os cidadãos brasileiros enfim.

Essa qualidade harmoniosa contaminou todo o ambiente do Consulado Brasileiro em Miami, uma entidade que já vinha de um passado recente de muito sucesso na excelente administração do Embaixador Lúcio Amorim, o primeiro a quebrar barreiras e vencer estigmas.
O Embaixador que atua como Cônsul do Brasil em qualquer das representações diplomáticas brasileiras no exterior, mesmo que não reconheça isso ou ainda que não exista nenhum tipo de alusão a isso em seu “job description” é visto pela sociedade brasileira local como uma espécie de “presidente” daquela comunidade.

Como qualquer “presidente”, ele é a figura da qual se espera soluções e atitudes que muitas vezes estão totalmente alheios a seu poder de decisão. Mas há sabedoria em administrar até mesmo a expectativa de quem não conhece o funcionamento do organismo diplomático. Como qualquer “presidente”, ele é a figura emblemática da dignidade social daquele grupo de cidadãos brasileiros, seja de meio milhão numa determinada área de jurisdição, como a de João Almino, seja de 5, 10 mil, em comunidades menores.

O respeito e o carinho manifestado publicamente pela comunidade a João Almino e à nossa “primeira dama”, Bia Wouk são uma prova desse “comportamento nota 10” de nosso casal-símbolo. Faz a gente até rir do tempo em que os convites a embaixadores e cônsules eram uma mera formalidade, muitas vezes até um incoveniente inevitável em função do protocolo.

Com João Almino e Bia Wouk, o protocolo não existe como justificativa para tê-los em tudo o que for importante e significativo para nossa comunidade.

A compreensão da atual liderança no Consulado do Brasil em Miami às causas da comunidade – serviços consulares, reforço de identidade, defesa e promoção do nosso idioma e cultura brasileira, catalização de diferentes iniciativas, apoio específico aos eventos de grande porte, intermediação nos importantes contatos empresariais e políticos e tantos outros aspectos – é notável e merece não só o reconhecimento singelo deste editorial, mas o respeito de cada um dos que se sentem atuantes e responsáveis pelos destinos da comunidade brasileira nos Estados Unidos.

Obrigado João Almino e Bia Wouk por serem os seres humanos e os brasileiros que são.

Feliz Natal e Próspero Ano Novo a todos da nossa comunidade. Cada vez maior, lutando por seu espaço e maioridade.