Para o presidente mexicano projeto de imigração norte-americano pode ser vir de exemplo para europeus.

Por Gazeta Admininstrator

Durante entrevista, nesta sexta-feira (26) para o jornal francês, Les Echos, o presidente do México, Vicente Fox, diz acreditar que o Congresso norte-americano aprovará aquilo que ele chamou de "solução global" para a imigração. Um projeto que também pode servir de exemplo para os legisladores europeus e outras partes do mundo.

A solução "global" que há cinco anos o México negocia "intensamente" com a administração do presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, foi retomada no "essencial" no projeto de lei do Senado americano, declarou Fox, que foi entrevistado antes que a câmara alta do Congresso dos EUA desse sinal verde à proposta, na quinta-feira.

"Se, como acredito, esta solução for votada pelo Congresso dos EUA, beneficiará milhões de pessoas e suas famílias e se transformará em um exemplo de gestão inteligente e humana deste grande problema do século XXI que é a migração", afirmou Fox.

"Neste sentido, poderia inspirar a Europa e outras partes do mundo", acrescentou, ao destacar que o próprio México enfrenta "um fluxo de migrantes provenientes da América Central".

Sobre o contingente anunciado por Bush de 6.000 membros da Guarda Nacional na fronteira, o presidente mexicano disse acreditar que não estarão "em contato direto" com os imigrantes, mas servirão de apoio à Polícia de fronteiras.