Para Parreira os 11 jogadores da estréia já estão definidos.

Por Gazeta Admininstrator

Com os 11 titulares definidos há algum tempo pelo técnico da seleção Carlos Alberto Parreira, os 12 substitutos, muitos deles em melhor momento do que os jogadores do time principal, não terão a chance de ganhar uma posição nas práticas com bola, que começam quarta-feira na cidade suíça de Weggis, onde a equipe desembarcou nesta segunda-feira(22).

"O time da estréia está definido. Ele pode mudar durante a competição, mas, para o jogo contra a Croácia, será o que todo mundo sabe", disse Parreira, várias vezes, durante o ano.

Isso significa que seu time irá a campo, no próximo dia 13, em Berlim, com: Dida; Cafu, Lúcio, Juan e Roberto Carlos; Zé Roberto, Emerson, Kaká e Ronaldinho; Adriano e Ronaldo.

Muitos desses tiveram na temporada européia recém-encerrada desempenho muito pior do que seus reservas. Um deles, o são-paulino Rogério, brilhou no Brasil e no Japão (onde foi o melhor do Mundial de Clubes), enquanto Dida falhava seguidamente no Milan.

Mas o próprio Rogério não espera ganhar a titularidade nos ensaios para o Mundial. "Não estou preocupado em treinar bem para disputar posição. Estou preocupado em treinar bem para estar pronto se houver necessidade", disse ainda no embarque para a Suíça.

Não é só no gol que titulares da seleção, que estão em baixa nos clubes, não serão ameaçados por reservas em alta nos seus times. Juninho foi eleito o melhor jogador do Francês. Como meia defensivo, marcou 12 vezes em 40 jogos pelo Lyon na temporada 2005/2006. Somados, os volantes titulares marcaram apenas quatro vezes.

Emerson e Zé Roberto ainda têm a ameaça de Edmílson e Gilberto Silva, que foram os volantes titulares dos dois finalistas da última Copa dos Campeões da Europa --Barcelona e Arsenal, respectivamente.

Na lateral direita, Cicinho foi um dos poucos que se salvaram do naufrágio do Real Madrid. Mesmo chegando ao clube espanhol apenas em janeiro, só fez três partidas a menos em toda a temporada européia do que Cafu no Milan. Mas Parreira já disse que o veterano segue sendo de sua inteira confiança.

No ataque, Ronaldo e Adriano se arrastam em campo ou freqüentam a reserva e a enfermaria em seus clubes desde o início da temporada de Real Madrid e Inter de Milão.

Robinho e Fred, seus reservas no ataque, não chegaram a serem espetaculares, mas tiveram números consistentes em suas temporadas de estréia na Europa. O primeiro marcou oito gols pelo Real Madrid, e o segundo fez 16 pelo Lyon.

Hoje, a seleção faz testes físicos. Quarta-feira, começa os treinos em Weggis, que ontem teve um dia de fortes chuvas, o que, segundo os próprios organizadores, pode deixar o gramado --considerado perfeito pelo supervisor Américo Faria-- em condições longe das ideais.

O primeiro amistoso será no dia 30, na Basiléia, contra uma seleção regional da Suíça.