Para secretário do Comércio, o tema imigração é uma clara ganância da economia norte-americana.

Por Gazeta Admininstrator

Washington – O secretário do Comercio Carlos Gutiérrez disse nesta quarta-feira (12) que os imigrantes não cruzam a fronteira em busca do ócio, mas para trabalhar em favor da economia norte-americana, que os recebem com evidente ganância.

“Eu acredito que a imigração é o tema social nacional do nosso tempo e é um elemento chave para nossa saúde econômica”, avaliou.
Segundo Guitiérrez mais de 500 importantes economistas dos EUA enviaram recentemente uma carta ao presidente George W. Bush manifestando que a imigração “vem sendo uma ganância clara” para o povo norte-americano.

Gutiérrez, funcionário de origem cubana, disse que os imigrantes que cruzam a fronteira “vivem para os trabalhos disponíveis” e que cerca de 81% deles estão conscientes de que “uma pessoa tem que trabalhar muito duro neste país para conseguir seguir em frente”.

Os comentários foram feitos durante audiência do Comitê Jurídico do Senado, o qual compareceu outros depoentes com parte do processo para reativar o debate sobre os projetos de reforma que foram aprovados nas duas câmaras do Congresso.

Os dirigentes republicanos da Câmara de Representantes se opõem à proposta de Bush de autorizar um programa de trabalhadores temporários que abra a possibilidade de residência legal a milhões de ilegais, e por isto estão realizando audiências em várias cidades para receber opiniões.

Os senadores democratas e republicanos que apóiam o plano do presidente, entretanto, também seguem fazendo audiências, entre as quais se encontram a audiência desta quarta-feira convocada sobre o título “Exame da necessidade de uma reforma ampliada de imigração, Parte 2”.

O calendário de audiências se prolongará até finais deste mês, descartando assim a possibilidade de que poderia esperar-se uma nova lei de imigração para antes do recesso regular de agosto.

O Congresso entrará outra vez em recesso em outubro para as eleições de 7 de novembro.

Gutiérrez, um dos maiores defensores de uma oportunidade de residência aos ilegais, disse que com muita freqüência ouve queixas dos empresários que suas indústrias estão tendo dificuldades para encontrar trabalhadores.