Para Trump, imigrantes da loteria de vistos são os “piores dos piores”

Por Gazeta News

Donald Trump REUTERS JONATHAN ERNST

O presidente Donald Trump aumentou a sua retórica anti-imigrante nesta sexta-feira, 15, dizendo que os imigrantes que vêm para os EUA pelo sistema de loteria de vistos são escolhidos do "lixo", e são "os piores dos piores”.

Em pronunciamento na cerimônia de graduação da Academia Nacional do FBI, Trump mencionou os dois últimos atos de terrorismo na cidade de Nova York, dizendo: "Ambos os terroristas vieram para o nosso país através do sistema de imigração disfuncional que estamos corrigindo rapidamente. E um veio através da migração em cadeia. O outro, pela loteria de vistos. Eles têm a loteria - você escolhe pessoas, você acha que o país está nos dando suas melhores pessoas? Não. Que tipo de sistema é esse? Eles vêm por uma loteria. Eles nos dão suas piores pessoas, eles as colocam em uma lixeira. Mas na mão dele (sistema), quando ele está escolhendo, é realmente o pior dos piores”, declarou.

Todos os anos, os Estados Unidos oferecem a milhares de pessoas de diferentes lugares do mundo a oportunidade de residir permanentemente no país através do sistema de loteria. Trump quer pôr fim a esse programa, conhecido como "loteria de vistos", no qual candidatos são selecionados aleatoriamente, por computador, entre as inscrições qualificadas.

Segundo o presidente americano, foi por meio do Programa Anual de Visto de Diversidade – que Sayfullo Saipov, responsável pelo ataque que acabou com oito pessoas mortas em Nova York há uma semana, ganhou a residência permanente no país, em 2010.

Sistema de imigração baseado em mérito

Os comentários vieram depois que o Trump e o Procurador-Geral Jeff Sessions confirmaram restrições quanto à imigração, descartando o sistema de loteria de vistos de diversidade para um "sistema de imigração baseado em mérito". Trump criticou o sistema de loteria, pressionando o senador Chuck Schumer (D-NY) no centro do debate por ajudar a criar o programa e votar para empurrar o Congresso para a mudança.

Em declaração na última segunda-feira, 11, Sessions reforçou a retórica de Trump e disse que ele está exatamente correto sobre as mudanças que é preciso para o sistema de imigração.

Um jovem de 20 anos que é irmão de um cidadão americano não deveria ter prioridade para chegar a este país à frente de alguém que é altamente qualificado, bem educado, aprendeu inglês e provavelmente irá assimilar e prosperar aqui.

O Procurador disse ainda que ele e Trump concordam com um "sistema de imigração baseado em mérito semelhante aos sistemas canadense e australiano. “Isso significa receber o melhor e o mais brilhante e afastar não só os terroristas, mas os membros de gangues, os fraudadores, os motoristas bebidos e os abusadores de crianças ", concluiu.

Loteria de vistos

O programa da loteria de vistos funciona há 20 anos e nesse tempo se concentrou em oferecer vistos para aqueles provenientes de países que não têm muitos imigrantes nos Estados Unidos - daí, a diversidade. Schumer estava no centro da criação de 1990 do programa, por isso a pressão sobre ele.

Todos os anos, 50 mil vistos são aprovados para o programa, de acordo com o Departamento de Segurança Interna. O programa prevê disponibilizar para o ano de 2019, por seleção aleatória, 55 mil vistos de imigrantes a pessoas de países com baixas taxas de imigração para os EUA, segundo o DHS.

Ser "sorteado" não significa ganhar automaticamente o direito de viver no país, mas representa o primeiro passo para obter o visto permanente em um processo que inclui entrevista e exige escolaridade mínima e experiência profissional. Se concedida, a autorização para morar nos EUA se estende ao parceiro - que pode ser do mesmo sexo - e ainda aos filhos menores de 21 anos.

Com informações da Economic Times.