Paralimpíada Rio 2016 começa com recorde de atletas

Por Gazeta News

boulevard_olimpico
[caption id="attachment_124765" align="alignleft" width="300"] Boulevard Olímpico promete voltar a atrair multidão durante a Paralimpíada (Foto: Alexandre Macieira/Riotur)[/caption]

Tem início nesta quarta, 7, os Jogos Paralímpicos 2016, no Rio. Durante o dia de hoje, a tocha paralímpica percorrerá a orla carioca entre as praias do Recreio e a Barra da Tijuca, passando pelo Leblon e Copacabana, até o Maracanã.

A Cerimônia de Abertura está prevista para 18h15 (horário de Brasília). Elaborada com o intuito de destacar a capacidade de superação dos atletas portadores de deficiência visual, física, intelectual ou paralisia cerebral, tem a direção criativa assinada por Marcelo Rubens Paiva, pelo artista plástico Vik Muniz e pelo designer Fred Gelli.

Os Jogos Paralímpicos acontecem até o dia 18 de setembro. Irão competir 4.350 atletas de 176 países – o maior número de participação da história da Paralimpíada.

O programa de competições possui 23 modalidades esportivas, e a canoagem e o triatlo são as novidades em relação à edição anterior.

A expectativa da prefeitura carioca é que, durante a Paralimpíada Rio 2016, cerca de 50 mil pessoas, entre turistas e cariocas, visitem por dia o Parque Olímpico.

Seguindo a linha dos Jogos Olímpicos, entram na programação duas novidades: a mostra “Wheelchair Parade”, que são cadeiras de rodas customizadas por artistas plásticos; e a apresentação The Garden, nos dias 10 e 11 de setembro, que recria o Jardim do Éden em um espetáculo que desafia a gravidade, ao elevar artistas, com e sem deficiência, a até sete metros de altura, sobre hastes de aço flexível.

Brasil disputa todas as modalidades Esta edição é também um marco para o esporte brasileiro: o país terá esportistas em todas as 23 categorias que compõem a competição. Além disso, o Brasil terá o maior número de representantes nacionais na história dos Jogos Paralímpicos, 287 atletas, dos quais 262 (90,6%) são patrocinados pelo programa Bolsa Atleta do Ministério do Esporte.

Nesta edição das Paralimpíadas, os atletas vão disputar 528 medalhas no total. Segundo o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), a expectativa para este ano é de que o Brasil termine a competição em 5º lugar no quadro de medalhas.

Um dos esportes que mais renderam pódios ao País ao longo da história foi o atletismo: foram 109 medalhas. Ao todo, os paratletas ganharam 32 ouros, 47 pratas e 30 bronzes. Os Jogos Paralímpicos vão até o dia 18 de setembro.

Fonte: Portal Brasil e G1.