Parlamentar manda presidente dos EUA "lavar a boca" quando for falar da Venezuela .

Por Gazeta Admininstrator

O presidente norte-americano George W. Bush "tem que lavar a boca" ao falar da Venezuela, afirmou nesta terça-feira(23) o presidente do Parlamento venezuelano, Nicolás Maduro, depois que o presidente dos EUA disse estar "preocupado" com a suposta "erosão da democracia" no país.

"Tem que lavar a boca quando falar da Venezuela, porque o nome da Venezuela é muito grande para que digam que nossa democracia está perdendo força", disse o titular da unicameral Assembléia Nacional em declarações a jornalistas.

Em resposta a uma pergunta sobre a situação da democracia na Venezuela e na Bolívia, Bush indicou que "o respeito aos direitos humanos e o direito à propriedade são imprescindíveis para que em qualquer país haja paz e prosperidade".

"Tenho preocupação pela erosão da democracia nesses países que o senhor mencionou", acrescentou o presidente Bush.

"Onde os direitos humanos e a democracia estão perdendo força?", perguntou o deputado venezuelano. "Com o Governo (dos EUA) que tortura, que persegue, que assassina, que seqüestra cidadãos do mundo ou com o Governo (da Venezuela) onde há plena liberdade de expressão, plena vigência dos direitos humanos e que ganhou 11 eleições?", questionou Maduro.

"De forma cínica, Bush tenta fazer uma avaliação da democracia venezuelana. Nós perguntaríamos à opinião pública americana, que o rejeita em 60%, onde está enfraquecida a democracia", repetiu.

Em uma aparente alusão ao presidente venezuelano, Hugo Chávez, mas sem citá-lo, Bush advertiu contra as tentativas de interferir nos processos eleitorais de outros países do continente. "Influenciar eleições em outros países para conseguir objetivos a curto prazo não é algo que beneficie o continente", ressaltou o presidente americano.

As relações entre os Governos Chávez e Bush estão marcadas por constantes acusações, que dizem respeito às "intenções totalitárias" do primeiro e ao comportamento "imperialista e intervencionista" do segundo.