Parlamento do Mercosul repudia espionagem americana ao Brasil

Por Gazeta News

mercosul

O Conselho do Parlamento do Mercosul repudiou a espionagem dos EUA às conversas da presidente Dilma Rousseff, o que considerou uma “clara ofensa à soberania do Brasil”, segundo informações da agência “Efe”.

“Os parlamentares entendem que é válida a luta internacional contra o terrorismo, mas não pode servir de pretexto para a anulação de direitos fundamentais e a fragilidade da ordem democrática”, indicaram os legisladores do órgão.

Em seu comunicado, os legisladores do bloco comercial, que não se reuniam formalmente há mais de um ano, destacaram que este tipo de ações, além disso, “tende a desagregar a comunidade internacional e a comunidade americana em particular”.

Deste modo, os representantes expressaram a “completa solidariedade” com a presidente Dilma e apoio à decisão de levar “este grave caso” perante as Nações Unidas, além de solicitar que seja debatido em profundidade na próxima sessão Ordinária do Parlamento do Mercosul, prevista para meados de novembro. ONU A alta comissária dos Direitos Humanos das Nações Unidas (ONU), Navi Pillay, também se manifestou sobre o assunto e pediu, no dia 9, para que os países adotem normas de proteção à privacidade dos cidadãos. Segundo ela, as denúncias de violação de comunicação envolvendo cidadãos do mundo são uma “uma dramática intrusão” dos sistemas nacionais de segurança. Para a alta comissária, é fundamental a adoção de mecanismos mais eficientes de proteção à privacidade.