Passagem de sonda por Plutão surpreende a comunidade científica

Por Gazeta News

plutao 2

Nigel Henbest, astrônomo britânico da Universidade de Leicester e conhecido divulgador científico, pensava que a missão da Nasa para Plutão poderia terminar como “uma das mais chatas do mundo, e que Plutão acabaria sendo como nossa Lua ou Mercúrio, um planeta cheio de crateras em que nada acontece”, disse ele. Mas a reação da comunidade científica foi o contrário da esperada. “Ficamos todos de queixo caído com o que vimos, toda a atividade nesses mundos (Plutão e suas luas), mas ainda não temos ideia do que está realmente ocorrendo ali”.

Henbest fala com paixão sobre a paisagem de montanhas geladas, sem crateras e com evidências de processos geológicos encontrada no planeta anão nos confins do Sistema Solar. Sua surpresa é compartilhada pelo restante da comunidade científica que, graças à sonda New Horizons da Nasa, que sobrevoou Plutão em 14 de julho, pôde, pela primeira vez, conferir imagens em alta resolução do planeta.

Até agora, os pesquisadores contam apenas com uma parte ínfima dos dados que a sonda já recolheu, que está mudando a perspectiva que se tinha desse planeta desde o seu descobrimento, há 85 anos. Ao longo dos próximos 16 meses, medições serão feitas por sete equipamentos a bordo da New Horizons, cujos resultados irão chegar ao centro de controle de Maryland (EUA). Fonte: BBC Mundo.