Passaporte brasileiro válido por 10 anos será emitido em Miami a partir de outubro

Por Gazeta News

novo passaporte brasileiro

O novo passaporte brasileiro com validade de 10 anos será lançado no Consulado-Geral do Brasil em Miami somente em outubro, disse o Ministério das Relações Exteriores. As novas regras do passaporte já entraram em vigor no Brasil no começo do mês, mas o lançamento no exterior precisa esperar a entrega do novo material pela Casa da Moeda e a distribuição para os cerca de 200 postos no exterior.

Para o novo passaporte, foi produzida nova capa, que passa a fazer alusão à bandeira brasileira, com destaque para o Cruzeiro do Sul, e foram incorporados novos mecanismos de segurança. Entre estes, destaca-se a adoção de elementos de criptografia da Organização Internacional de Aviação Civil (ICAO), o que tornará mais simples e rápida a verificação de autenticidade do passaporte em postos de controle migratório no exterior e proporcionará maior segurança aos viajantes brasileiros.

No Brasil, a taxa do passaporte sofreu reajuste de 64,8%, indo de R$157,05 para R$ 257,25. O GAZETA tentou contato com o Consulado para saber qual o valor a ser cobrado no exterior, mas não obteve resposta até a publicação desta matéria.