O pastor Jeremiah Wright, o polêmico ex-assessor espiritual do senador democrata Barack Obama, pronunciará hoje um esperado sermão na igreja Fellowship Church, em Tampa.
Trata-se do primeiro comparecimento de Wright após a controvérsia gerada há duas semanas, depois que várias redes de televisão dos Estados Unidos divulgaram trechos de um de seus polêmicos sermões.
Em um desses sermões, o reverendo de Chicago convida os negros de sua comunidade a entoarem as palavras "Deus amaldiçoe os EUA", ao invés do tradicional "Deus abençoe os EUA".
Mensagens como essas prejudicaram a campanha de Obama, que durante as duas últimas décadas compareceu à igreja de Wright em Chicago, e que se viu forçado a distanciar-se do reverendo e a criticar publicamente os polêmicos sermões.
Desta forma, seu comparecimento de hoje, sua primeira aparição em público após o episódio controverso, vem gerando grande expectativa.
A igreja de Tampa informou que está proibido o uso de câmeras ou quaisquer outros aparelhos de gravação, como telefones celulares, durante os atos de Wright.
Os sermões serão vendidos no site da congregação da Flórida no final desta semana, segundo a rede de televisão "ABC".
Além do sermão de hoje, está previsto que Wright participe de vários atos adicionais durante os próximos dias para comemorar o décimo aniversário da igreja Fellowship Church.

