Patrulha da Fronteira descobre 20 imigrantes trancados em caminhão no Texas

Por Gazeta News

-tractor_trailer pixabay
[caption id="attachment_151448" align="alignleft" width="370"] A travessia de imigrantes de forma ilegal pela fronteira em caminhões aumentou. Imagem ilustrativa Pixabay.[/caption]

Cerca de 20 imigrantes que as autoridades acreditam que estariam imigrando de forma ilegal para os Estados Unidos foram descobertos por agentes da U.S. Border Patrol (Patrulha da Fronteira) amontoados e trancados em um caminhão semitrailer, em um posto de controle em uma estrada no oeste do Texas.

Segundo um porta-voz da Patrulha da Fronteira, os imigrantes foram descobertos na última segunda-feira e são oriundos do México, El Salvador e Guatemala. Apesar do calor e de estarem trancados na parte de trás do veículo, eles estavam em boas condições de saúde.

O veículo estava parado no posto de controle da Interstate 10 em Sierra Blanca, a cerca de 85 milhas (136 quilômetros) a sudoeste de El Paso.

O motorista, Irving Hernandez, foi detido e levado para a prisão de El Paso sob acusação de contrabando de imigrantes. Nenhuma fiança foi definida.

As apreensões nas fronteiras aumentaram depois de uma leve queda em abril, de acordo com a Patrulha da Fronteira.

Aumento de transporte ilegal de imigrantes

No domingo, 13, um outro veículo foi encontrado com 16 imigrantes trancados estacionado em um posto de gasolina em Edinburg, a cerca de 20 milhas da fronteira com o México. De acordo com a Patrulha da Fronteira, oito pessoas são de El Salvador, seis do México e duas da Romênia. Um homem e uma mulher, ambos cidadãos cubanos, estavam no comando desse caminhão.

Há três semanas , 10 pessoas morreram depois de serem encontradas presas na parte de trás de um caminhão estacionado em um Walmart em San Antonio, também no Texas. No total, 38 pessoas foram encontradas dentro e quase 20 dos resgatados foram hospitalizados em condições precárias, muitos sofrendo desidratação extrema e insolação. Segundo alguns sobreviventes, pelo menos 100 pessoas estavam dentro do caminhão. Muitas fugiram antes da chegada dos oficiais e outras já teriam ficado em outros pontos. O motorista desse veículo permanece sob custódia federal, acusado de transportar ilegalmente imigrantes para obter ganhos financeiros, resultando em morte.

Os caminhões e trailers surgiram como um método popular de contrabando no início da década de 1990, em meio a um aumento da vigilância na fronteira dos EUA em San Diego e El Paso, Texas – locais mais movimentados para travessia ilegal. Antes disso, as pessoas pagavam pequenas taxas para serem levadas a partes da fronteira que eram mais desprotegidas.

Como a travessia tornou-se exponencialmente mais difícil após os ataques terroristas de 2001 nos EUA, com as autoridades reforçando a vigilância na fronteira, os imigrantes são levados para partes mais perigosas e pagam milhares de dólares a mais.

Com informações de Fox News.