Paulistana brilha no novo espetáculo do circo Ringling Bros

Por JANA NASCIMENTO NAGASE

IMG_4630 - Copy (2)
[caption id="attachment_122285" align="alignleft" width="225"] Estefani com seu marido Ammed. Crédito: Ringling Bros.[/caption]

O circo Ringling Bros. and Barnum y Bailey® chegou em Los Angeles a algumas semanas atrás com o novo espetáculo Out of This World. E com esse novo show, vem também novos atos, novos artistas do mundo todo, inclusive do Brasil. Eu tive o prazer de conversar por telefone com a trapezista Estefani Evans Tuniziani.

Estefani é paulistana, mãe de dois filhos, um menino de 4 anos e uma menina de 2 anos, e está fora do Brasil há nove anos. Ela faz parte do ato de trapézio aéreo ao lado do seu marido, o venezuelano Ammed. Ela é a quinta geração de família de circo, e Ammed é a terceira, dois dos quais estão firmemente estabelecidos no trapézio.

No espetáculo Out of This World, o número do trapézio é o único desse tipo e foi projetado exclusivamente para o Ringling Bros®. Vamos conferir trechos da entrevista com Estefani:

Jana – Quando você descobriu que queria ser trapezista?

Estefani – Como fui criada dentro do circo, minha mãe me colocou desde de muito pequena para ensaiar. Eu ensaiei equilíbrio, contorsionismo, mas quando eu fiz 10 anos, foif quando eu experimentei o trapézio pela primeira vez e falei pra minha mãe que queria fazer o trapézio. Minha mãe ficou maluca comigo porque eu queria ir pro alto…  ela era trapezista, mas até então ela não tinha me falado nada. Ai, ela viu que não tinha jeito, pois estava no sangue.

Jana – Como você começou a trabalha para o Ringling Bros®?

Estefani –  Eles sempre estão procurando gente nova, trapezistas novos, palhaços, atos novos. Meu marido que também é trapezista, um dos melhores do mundo, ele estava trabalhando em um outro circo e eles foram lá olhar e gostaram muito do que eles viram e resolveram trazer todo o grupo de trapezistas para esse espetáculo.

Jana – Você é trapezista, mãe, esposa. Como você consegue equilibrar essa vida cheia de funções?

Estefani – Meu marido, as vezes, me chama de wonder woman. A gente tem que dar um jeito, né? Minha mãe também viajou e cuide de mim e do meus quatro irmãos e, naquele tempo, não tinha a estrutura que tem hoje, era tudo mais difícil. Se você pensar, é tranquilo porque eu cresci assim, nesse vida. Eu e meu esposo queremos passar isso para nossos filhos também.

Jana – Seus filhos sempre vão com vocês nas viagens?

Estefani – As crianças sempre viajão com a gente, nós temos um trailer com quartos e, em cada cidade de chegamos tem um grupo que cuida das crianças que ainda não vão para a escola. Lá eles recebem tudo o que é necessário, além da rotina com horário para comer, brincar, assistir filme.

Jana – Como é construida essa confiança que vocês tem entre si?

Estefani – Na verdade, você tem que saber bem o que você está fazendo e ter confiança em você mesmo. Depois, vem a experiência dos outros integrantes e os treinos. Nosso grupo está junto já há quatro ano e essa confiança foi crescendo.

Veja o trailer: