PEC 37 é derrubada pela Câmara dos Deputados por 430 votos contra nove

Por Gazeta News

Camara-dos-Deputados-durante-discurssao-e-votacao-da-PEC-37

Depois da pressão dos protestos pelo Brasil, a Câmara dos Deputados derrubou a PEC 37, por 430 votos contra nove. A proposta de emenda constitucional tirava poderes de investigação do Ministério Público. Votaram a favor da PEC: Lourival Mendes (PTdoB-MA), João Lyra (PSD-AL), Sergio Guerra (PSDB-PE), Mendonça Prado (DEM-SE), Bernardo Santana de Vasconcellos (PR-MG), Valdemar Costa Neto (PR-SP), Eliene Lima (PSD-MT), João Campos (PSDB-GO) e Abelardo Lupion (DEM-PR).

Com a pressão nas ruas, vários deputados mudaram de posição e ajudaram a derrubar a chamada PEC 37.

Estudantes, promotores e procuradores lotaram as galerias. E aplaudiram todos os partidos.

Com o arquivamento da proposta, fica mantido o poder de investigação do Ministério Público, que foi estabelecido na constituição de 1988. A derrubada da PEC 37 vinha sendo um pedido constante nos protestos.

“Não há dúvida nenhuma de que esta é uma das respostas às manifestações da população nas ruas. Eu tenho certeza de que se ela fosse votada há 15 dias a maioria da casa lamentavelmente teria aprovado a PEC”, declara o deputado Alexandre Molon (PT-RJ).

Em seguida, a Câmara aprovou o projeto que determina que 75% dos recursos dos royalties do petróleo da união, estados e municípios sejam destinados à educação. E 25% à saúde.

As informações são do “G1”.