Pedidos de cidadania batem recorde
Membros da campanha “Já é hora: Cidadania!” anunciou que já passou a sua meta relacionada ao processo de naturalização para mais de um mi-lhão de imigrantes nos Estados Unidos. Em um comunicado de imprensa, esta semana, foi informado que o Serviço de Cidadania e Imigração deste país confirmou que o número de solicitações de cidadania correspondente ao período de janeiro a outubro de 2007 alcançou 1.029.954 , quase o dobro das solicitações recebidas em todo o ano de 2006.
“Passar a meta de um milhão de solicitações é uma tremenda vitória”, disse o diretor executivo da Associação Nacional dos Funcionários Latinos NALEO, Arturo Vagas. “Este é outro exemplo do desejo da comunidade latina de se incorporar ao processo político dos Estados Unidos. O trabalho em conjunto do “Já é hora”continuará a sua campanha para seguir esta mobilização e esperamos aumentar a participação do eleitor latino em novembro de 2008”, adiantou.
Projeto inovador
Este projeto inovador surgiu em janeiro do ano passado e conta com o patrocínio de mais de 400 instituições em 24 cidades. Diversos meios de comunicação têm incluído em sua programação educativa avisos e anúncios de serviço público, alcançando as comunidades latinas do país. Outra meta do programa é a redução dos atrasos no processamento das solicitações de cidadania do Serviço de Cidadania e Imigração. Segundo o comunicado, atualmente, as demoras podem afetar quem solicitou a naturalização no ano passado para poder votar nas eleições presidenciais em novembro.
Entre os participantes deste projeto estão a Univision, Entravision Communications, Impre/Media, Associação Nacional de Departamentos Latinos Eleitos e Nominados ( NALEO- National Association of Latino Elected and Appointed Officials) e o Sindicato Internacional dos Trabalhadores de Serviço (SEIU). Fonte: Brazilian Voice.
