Pela 1ª vez em 25 anos, EUA se abstêm em votação sobre o embargo a Cuba

Por Gazeta News

[caption id="attachment_89348" align="alignleft" width="246"] USA and CUBA[/caption]

Pela primeira vez em 25 anos, os Estados Unidos se abstiveram na votação da resolução da Assembleia Geral da ONU, que a cada ano condena o embargo sobre Cuba, nesta quarta-feira, 26.

No total, foram 191 votos a favor da condenação do bloqueio e 2 abstenções - dos EUA e de Israel, que tradicionalmente vota com os Americanos nesse assunto.

O ato reiterado de aprovar a condenação ao embargo com maioria esmagadora por 24 anos demonstra o isolamento dos Estados Unidos nessa questão.

As resoluções da Assembleia Geral da ONU não são de cumprimento obrigatório, mas durante décadas, a Assembleia da ONU vem condenando anualmente o embargo a Cuba, com o voto contrário de Washington.

Em 2015, a votação acabou 191-2 a favor da condenação do embargo comercial, econômico e financeiro contra Cuba. Foi o maior número de votos para a medida. Como de costume, apenas Israel se juntou aos Estados Unidos na oposição à resolução.

A abstenção na votação do ano passado foi considerada pela administração Obama, mas o atual presidente desistiu tendo em vista o espírito de engajamento entre Obama e o presidente cubano, Raúl Castro.

Fonte: The Washignton Post