Pelo menos 600 mil brasileiros deixaram o país nos últimos três anos, diz levantamento

Por Gazeta News

departure-sign

Pelo menos 600 mil brasileiros deixaram suas casas e famílias para tentar a sorte no exterior nos últimos três anos e meio. A estimativa do aumento do número de brasileiros emigrantes é do Ministério das Relações Exteriores, com base em relatórios dos consulados e embaixadas ao redor do mundo. No entanto, o levantamento pode estar subestimado, pois considera os brasileiros em situação regular e não incorpora dados de 2015.

Levantamento da Organização Para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) revela que os brasileiros com mais anos de estudo emigram 2,4 vezes mais do que os não altamente qualificados.

Mas essa não é uma tendência apenas brasileira. Em comparação com o Brics – grupo de países emergentes que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – e com países vizinhos, ficamos atrás apenas da Índia e da África do Sul. Segundo o professor de Ciência Política do Ibmec, Adriano Gianturco, a taxa de emigração do Brasil é baixa. “Comparativamente com outros países, não me parece que tem muitos brasileiros que vão embora. Há países que têm uma taxa de emigração muito maior. Historicamente, até 2014, a taxa total é 0,7%. Tem países que é de 40%”, disse.

Fonte: Hoje em Dia.