Pentacampeão olímpico disputa etapa da Copa do Mundo de Vela em Miami

Por Daniel Galvão

7715350030_219d0b0788_z
[caption id="attachment_135804" align="alignleft" width="300"] Robert Scheidt - FlickR[/caption]

Miami sedia a partir desta terça-feira, 24, a etapa da Copa do Mundo de Vela. A competição acontecerá no City of Miami Regatta Park e contará com a estreia de um velho conhecido da torcida brasileira, na categoria 49er: Robert Scheidt.

O velejador brasileiro entra na disputa com objetivo claro: descobrir se esse é o caminho para a próxima olimpíada, no Japão, em 2020.

“Ainda tenho lenha para queimar e essa é uma nova motivação. Vamos em frente e deixar as coisas acontecerem até decidirmos se essa empreitada pode se transformar em ciclo olímpico”, frisou Scheidt - ganhador de cinco medalhas olímpicas.

A etapa de Miami da Copa do Mundo da Federação Internacional de Vela é a primeira grande competição do ano, mas a temporada 2017 começou há duas semanas para Scheidt e seu novo parceiro, o proeiro Gabriel Borges. A dupla disputou a Miami Mid Winters e terminou em 11º lugar na disputa que envolveu 17 barcos.

A classe 49er terá, ao todo, 12 regatas em Miami, mais a medal race, programada para ser disputada no próximo sábado. Robert volta a City of Miami Regatta Park um ano após conquistar a medalha de ouro na competição da Laser na etapa da Copa do Mundo. Depois do quarto lugar na Rio-2016, ele decidiu, aos 43 anos, encarar o desafio de velejar em um barco maior, mais veloz e com estratégias diferentes das classes Star e Laser, que o consagraram no iatismo.

Em Miami, o Brasil terá mais velejadores representando o país: Martine Grael e Kahena Kunze (49erFX); Jorge Zarif (Finn); Bruno Fontes (Laser); Henrique Haddad e Breno Abdulklech (470 masculina); Gabriella Kidd (Laser Radial); e Bruna Martinelli (RS:X feminina).