Pentágono reabre programa para imigrantes com habilidades especiais, incluindo quem fala português

Por Gazeta News

pentagono

Depois de uma pausa de mais de dois anos, o Pentágono reabriu um programa de recrutamento de imigrantes legais com habilidades especiais de linguagem e médica. O programa foi ativo por um ano em 2009, mas foi suspenso em janeiro de 2010.

A cada ano, apenas 1.500 recrutas serão contratados, durante dois anos, principalmente no Exército. Mas as autoridades militares disseram que o programa piloto de um ano trouxe um grupo excepcionalmente bem instruído e qualificado dos imigrantes para as forças armadas. As informações são do "New York Times".

Naomi Verdugo, vice-assistente de recrutamento para o Exército, disse que o Pentágono está muito satisfeito com o desempenho dessas pessoas.

O programa é aberto a imigrantes com vistos temporários, que de outra forma não seriam elegíveis para se inscrever. A melhor parte do programa é que permite que imigrantes se naturalizem como cidadãos dos Estados Unidos rapidamente, na maioria dos casos, no final do treinamento básico, que dura cerca de 10 semanas. A maioria dos imigrantes com vistos temporários sejam eles estudantes ou trabalhadores com qualificações específicas, deve esperar anos - para algumas nacionalidades, mais de uma década - para se tornarem cidadãos.

Eileen Lainez, uma porta-voz do Pentágono, disse que o programa foi concebido para preencher "algumas de nossas necessidades mais críticas de prontidão". Desta vez, o Exército está à procura de dentistas, cirurgiões e profissionais de psicologia para ajudar com as graves tensões emocionais que soldados têm sofrido nas guerras no Afeganistão e no Iraque.

As autoridades estão também à procura de falantes nativos de 44 línguas, incluindo o Azerbaijão, Camboja, Khmer, Hausa e Igbo (tanto falada na África Ocidental), Dari persa (falado no Afeganistão), Português e Tamil (falado no sul da Ásia). Espanhol não está na lista de idiomas.

Para se qualificar, o imigrante deve ter vivido nos Estados Unidos legalmente há pelo menos dois anos. Ele tem que ter completado o ensino médio e passar no teste de entrada.

O programa - conhecido como Military Acessions Vital to the National Interest, ou Mavni, - não é aberto a imigrantes indocumentados, impedidos por lei de se alistar. Em geral, os imigrantes que não são cidadãos devem ter um visto de residente permanente (green card), para se alistar.

Profissionais de saúde, que se alistam como oficiais, deve servir ou três anos de serviço ativo ou seis anos como Reservas. Os imigrantes que se alistam com base em suas habilidades linguísticas devem servir um mínimo de quatro anos de serviço ativo. Participantes que não servirem o termo estipulado podem perder a cidadania.