Pequena Sofia tem alta e vai morar em Deerfield Beach

Por Gazeta News

sofia com a familia

Depois de um ano que chegou aos Estados Unidos para um transplante, a menina Sofia Gonçalves de Lacerda, de 1 ano e meio, deixou, no dia 2 de julho, o Jackson Memorial Hospital, em Miami, onde ficou internada para a realização de um transplante multivisceral.

Sua mãe, Patrícia Gonçalves informou através da página de Facebook da menina, que no dia 5 ela foi levada para o primeiro passeio pós-transplante.

“Sofia tem se desenvolvido muito rápido, cresceu, está perdendo todas as suas roupinhas. Cada dia está descobrindo coisas novas, está aceitando mais os alimentos e logo comerá o suficiente para se nutrir”, explicou a mãe.

Sofia, que é de Votorantim (SP), nasceu com uma síndrome rara que compromete o funcionamento do sistema digestório e teve que passar por um transplante, pago pelo governo brasileiro, que substituiu cinco órgãos. Ela deve permanecer nos Estados Unidos até que seu acompanhamento esteja finalizado, o que deve acontecer em até dois anos.

A última etapa para a liberação de Sofia ocorreu no dia 1º. O governo brasileiro precisava pagar, de forma adiantada, a empresa que será responsável pelo tratamento que Sofia receberá em casa. A criança vai precisar tomar 17 medicamentos diariamente após a alta.

Patrícia conta ainda que ela e o marido, Gilson Lacerda, optaram por dispensar os cuidados da equipe de enfermagem e irão ser os responsáveis pela administração dos medicamentos. "É uma forma de ficarmos mais próximos. Optamos por cuidarmos nós mesmos dela. Tivemos treinamento, claro, e poderemos acionar a equipe de home care se for necessário. Eles também cuidarão dos equipamentos que ela necessita para ficar em casa", conta.

Mudança para Deerfield

Com a alta de Sofia, a família conta que resolveu se mudar de Miami para Deerfield Beach. "Nosso aluguel estava muito caro, chegava a $2.100 dólares por mês. Nesse novo lugar, mais tranquilo, iremos pagar $1 mil dólares de aluguel. As despesas pessoais da família são bancadas com o dinheiro de doações recebido pelo casal.

Sofia, que sofre da Síndrome de Berdon, recebeu o transplante de estômago, fígado, pâncreas e intestinos, no dia 10 de abril.

__________________________

Pedrinho aguarda novo transplante

O menino Pedrinho, de 1 ano e 10 meses, que passou pelo transplante de intestino no dia 2 de março no mesmo hospital que Sofia, está esperando por um transplante multivisceral. Seu organismo não aceitou o novo órgão e a equipe médica decidiu retirá-lo para fazer um novo transplante, dentro de alguns meses.