Perdão ou Reconciliação

Por Rosana Brasil

traicao

Perdão não é uma ação ou ato ocasional. É uma atitude permanente.

Martin Luther King Jr.

Perdão é a ação consciente de reconciliar com alguém que causou dor física ou emocional.

Bela Adormecida ficou furiosa de raiva quando descobriu que seu esposo, o “Príncipe Enganado”, estava namorando pela internet. “Eu fiquei com muita raiva, a princípio eu pensei que fosse minha imaginação. Reli os e-mail trocados entre os dois várias vezes, procurando algo que confirmasse que fosse um engano. Eu não podia acreditar que o meu melhor amigo pudesse causar tamanha decepção. Eu não sabia como discernir entre mentiras e verdades. Tudo ficou muito confuso. Algo quebrou, talvez tenha sido a minha concepção de ser amada verdadeiramente, e eu não sabia como consertar. Eu me sentia atordoada, quebrada e paralisada pela ideia de ser inútil e sem importância”.

A atitude do Príncipe Enganado foi uma quebra no acordo intrínseco de dividir os micromomentos de felicidade, de proteger um ao outro, de ser generoso um com o outro, de caminhar juntos testemunhando o progresso um do outro. O Príncipe Enganado se esqueceu de ser leal à Bela Adormecida.

Sentimentos de raiva em situações como esta são perfeitamente normais. Quando somos enganados, algo dentro de nós, o nosso compasso do que é certo ou errado, é acionado, e imediatamente começamos a procurar uma maneira de obter justiça. Neste caso, para que haja perdão, a balança da justiça necessita ser equilibrada. Primeiro, pensamos no ocorrido; depois pensamos em varias hipóteses do que é possível ser feito, e idealizamos o resultado desejado; a seguir, exploramos a probabilidade de alcançarmos o desejado; finalmente, decidimos o que fazer para restabelecer o equilíbrio emocional. É neste ponto que buscamos conscientemente perdoar ou a pedir perdão.

A tensão entre perdoar aqueles que nos decepcionaram de alguma forma está na forma como o pedido de perdão é feito. Quando o pedido de perdão é sincero, a tensão diminui; quando o pedido é insincero, a tensão aumenta e a angústia contínua.

“Eu não estava namorando, foi sua imaginação, eu só estava conversando, afinal, você não tem mais tempo para conversar”. Bela Adormecida gostaria de perdoar o Príncipe Enganado, no entanto, os pedidos de desculpa soavam insinceros e dissimulados, aumentando ainda mais a angústia de Bela Adormecida.

Quando a pessoa que causou a decepção é capaz de expressar sinceramente que está arrependido e deseja reparar a situação, o processo de perdão se inicia, possibilitando que ambos se beneficiem desta experiência.

“Você tem razão, eu estava conversando sobre assuntos inapropriados com estranhos na internet. Peço desculpas por ter causado decepção. Que posso fazer para reparar a situação?”. Bela Adormecida irá beneficiar ao perdoar, e Príncipe Enganado irá beneficiar-se ao buscar reconciliação através de um sincero pedido de desculpa. Com isto, o sofrimento de ambos não será em vão. Destarte, ambos escolhem deixar a desilusão e a dor para trás. Assim, Bela Adormecida e Príncipe Enganado escolhem amar um ao outro autenticamente.

Nós somos livres para amar, para odiar. Por causa desta liberdade, algumas vezes tomamos decisões precipitadas e acabamos decepcionando aqueles que nos rodeiam. No entanto, também somos livres para perdoar e para pedir perdão pelos erros e pelas decepções do passado. Mais importante é sermos livres para viver autenticamente.

Rosana Brasil é terapeuta de Matrimonio e Família. www.wix.com/rmpbrasil/Rosana-Brasil