Perdas no mercado imobiliário da Flórida somam $153 milhões

Por Gazeta Admininstrator

As perdas do mercado imobilário da Flórida já têm um valor calculado: $153 milhões. A cifra representa o valor de mercado perdido por todas as propriedades localizadas na Flórida, residenciais e comerciais, entre 2007 e 2008.

Como resultado, afirmam os economistas do estado, o valor total destas propriedades cairá a um índice sem precedentes: 6%. O percentual é o dobro do que havia sido prognosticado em novembro, quando os economistas indicaram que a Flórida não havia experimentado uma queda de mercado semelhante, nos últimos anos.

A queda de 6% só não foi a pior de todos os tempos porque foi verificado um modesto aumento de $55.600 milhões em novas construções. Tais construções também, de acordo com os analistas de mercado, devem sofrer uma queda de quase 35%, chegando a $36,400 milhões, quando forem calculados os ingressos fiscais de 2009.

O valor dos imóveis deverá continuar caindo, em 2009. À medida em que os preços caiam, haverá mais reflexos na economia em geral o que, provavelmente, afirma reportagem do jornal El Nuevo He-rald, levará a fortes reduções de verbas nos governos municipais, nos próximos meses.
Calcula-se que o valor das propriedades de todo o estado caia mais cerca de 4,92%, em 2009. Em valores a redução deverá ser de $2.430 bilhões para $2.350 bilhões, em 2009, segundo economistas da Câmara e do Senado estaduais, do Departamento de Impostos e do gabinete de governo. Eles estiveram reunidos, na semana passada, para calcular o valor dos imóveis na Flórida, com o objetivo de determinar o imposto escolar.

Os economistas, no entanto, afirmam que há algumas esperanças. Os especia-listas prevêem que a economia começará a melhorar, lentamente, no curso do ano que vem. Os imóveis, porém, especialmente aqueles que estão sob execução hipotecária (foreclosure), começarão a apresentar preços de mercado mais acessíveis.

- Haverá mais do que o que se conhece como shortsales (vendas rápidas a preços inferiores ao de mercado, com autorização do financiador), e os preços se recuperarão um pouco – disse Amy Baker, chefe de economia da legislatura.

O condado de Miami-Dade foi o que mais se destacou pelas perdas de valor dos imóveis por causa do grande número de execuções hipotecárias. “Ao que parece, em Miami-Dade se acelera (a queda dos preços)... ou despenca por um abismo”, disse Ellen Fournier, analista de impostos do Senado estadual.