Perfil: Raul Mendez - Cinema

Por JANA NASCIMENTO NAGASE

tomorrowland-poster

O ator mexicano Raul Méndez é considerado um dos melhores atores da sua geração por ter uma formação clássica, além de ser comparado a um camaleão, por ter trabalhado em filmes, novelas, seriados e teatro. Raul já conquistou o público mexicano e agora está pronto pra conquistar os brasileiros e americanos.

Atualmente, ele está, podemos dizer, muito ocupado. Está atuando em duas produções originais do Netflix, com personagens bem distintas. Uma delas é Joaquin, um cara bem carismático e instável, para a série Sense8, sob a direção de James McTeigue e criado e produzido por Lana e Andy Wachowski.

Sense8 terá sua estreia no dia 12 de junho. A outra personagem é importante na série NARCOS, onde interpreta o presidente César Gaviria, que lutava contra o narcotráfico de Pablo Escobar, na Colômbia. NARCOS é produzido e dirigido pelo diretor brasileiro José Padilha (Tropa de Elite), que também produz ao lado de Chris Brancato. Essa nova série tem estreia marcada para agosto e conta também no elenco com o ator brasileiro Wagner Moura. “Estou adorando trabalhar com os brasileiros, além de estar aprendendo muito”, disse Raul na entrevista feita por telefone, na semana passada.

Além do Netflix, Raul também está na nova série Texas Rising, do canal History Channel, que tem sua estreia nesse fim de semana do Memorial Day, dia 25 de maio. Texas Rising é uma série de 10 horas que conta os detalhes da revolução no estado do Texas e a criação dos Texas Rangers. Raul interpreta Juan Seguin ao lado de um elenco estelar; Bill Paxton, Ray Liotta, Jeffrey Dean Morgan, Brendan Fraser são alguns dos nomes. A série é dirigida por Roland Joffé, diretor nominado duas vezes ao Oscar.

Um dado interessante, Raul nasceu em Torreón, México e, quando tinha 13 anos, o filme Patman & Little Boy foi filmado lá sob a direção do próprio diretor Roland Joffé. “Foi uma surpresa pra mim quando li o roteiro e me dei conta que iria ser dirigido por alguém que me inspirou a seguir essa carreira”, disse Raul. Emocionado, acrescentou: “no momento que o vi pela primeira vez no set de filmagens, passou um filminho na minha cabeça e lembrei dele gravando as cenas na minha cidade”. Vale ressaltar que Raul nunca chegou a conversar com Rolland naquela época.

Em março, estreou o filme de terror Vistitantes, onde Raul protagoniza um pai de família ao lado da atriz Kate Del Castillo. Visitantes conta a história de um casal e seu filho que têm uma vida tranquila até que começam a ver espíritos dentro da sua casa tirando a sua paz. “Gosto do gênero terror e foi por isso que aceitei esse papel, além de ser um filme com sustos não tão convencionais. Aqui, nos Estados Unidos, é um dos gêneros mais assistidos e ainda não chegamos a isso no México”, diz. “Tento escolher personagens que me incomodam um pouco. Por isso, sempre interpreto personagens distintas”, explica sobre ter uma coleção de personagens diferentes.

Entre esssas personagens incluem o mexicano nortenho Chacorta, da novela “El Señor de los Cielo”, uma das personagens favoritas da televisão, no ano passado, e sucesso nas redes sociais, principalmente no Twitter, e Ferroq no The Legend of Zorro, no qual raspou a cabeça e ganhou uns quilinhos para interpretá-lo. Raul acabou de mudar para Los Angeles e já conseguiu seu primeiro papel em Hollywood, no longa En el tiempo de las Mariposas, produzido por Salma Hayek. Mesmo tendo as mãos cheias de projetos na terrinha do Tio Sam, ele não descarta os convites que vem do México e diz: “nunca vou falar não para o meu país”.


ESTREIAS DA SEMANA Tomorrowland  (Walt Disney) Estreia na próxima sexta-feira, dia 22 de maio, Tomorrowland (Walt Disney), novo filme de ficção-científica e aventura com o ator George Clooney, que foi inspirado na atração do mundo do futuro criado por Walt Disney. O longa é dirigido por Brad Bird, que também escreve o roteiro com Damon Lindelof. A história retrata uma jovem que vai atrás de um inventor amargurado para investigar a Tomorrowland dos dias atuais para solucionar um mistério que envolve realidades paralelas. Além de George Clooney, estão no elenco Britt Robertson, Judy Greer, Hugh Laurie, Tim McGraw, entre outros. Tomorrowland é mais uma aposta da Disney para esse verão. O interessante é que os trailers não entregam muito sobre a história, deixando um mistério no ar e, por essa razão, eu entendo por que o diretor Brad Bird não aceitou dirigir o novo Star Wars. Vale a pena assistir! #Tomorrowland


Poltergeist  (20th Century Fox) Também estreando no dia 22 de maio, Poltergeist (20th Century Fox), filme de terror com os atores Rosemarie DeWitt e Sam Rockwell. O longa, que é um remake de 1982, conta a história de uma casal que vive com seus filhos em uma casa tomada por entidades paranormais. Eles se unem para salvar sua filha caçula dessas forças sobrenaturais. Poltergeist foi dirigiod por Gil Kenan. Jared Harris, Kenndi Clements, Nicholas Braun, Kyle Catlett também estão no elenco. O roteiro foi escrito por David Lindsay-Abaire, através do argumento de Steven Spielberg. A produção é de Sam Raimi e Robert Tapert. #Poltergeist


Aloft (Sony Pictures Classics ) O longa Aloft, da Sony Pictures Classics, é o novo drama escrito e dirigido pela peruana Claudia Llosa e estrelado por Jennifer Connelly e Cillian Murphy. O filme conta a história de uma mãe que abandona seu filho ainda pequeno e volta a reencontrá-lo depois de 20 anos. Mélanie Laurent, Oona Chaplin, Peter McRobbie também estão no elenco. Aloft estreia no dia 22 de maio. #Aloft


When Marnie Was There (GKIDS) When Marnie Was There (GKIDS) também tem sua estreia para o dia 22 de maio. Essa é a nova animação do nominado diretor Hiromasa Yonebayashi, que foi responsável por The Secret World of Arrietty, animação ganhadora de vários prêmios. Adaptado do livro de Joan G. Robinson, a história é de uma amizade de duas garotas Anna e Marnie. O roteiro também é de Hiromasa. No elenco de vozes estão Sara Takatsuki, Kasumi Arimura, Kathy Bates, Ellen Burstyn, Mila Brener, entre outros. #WhenMarnieWasThere


ESTREIAS DE VERÃO - PARTE III Underdogs (The Weinstein Co.) 14 de agosto Animação do diretor argentino Juan José Campanella, que conta a história de Amadeo e seus amigos que jogam pebolim.


Hitman: Agent 47 (20th Century Fox) 28 de agosto Comédia com as atrizes Reese Witherspoon e Sofia Vergara. Duas policiais bem diferentes protegem uma viúva de um traficante. Dirigido por Anne Fletcher.


El Americano: The Movie (FilmSharks International) 28 de Agosto Animação independente sobre um papagaio mexicano que entra em uma aventura para defender sua família. No elenco de vozes estão Edward james Olmos, Rico Rodriguez e Kate Del Castillo.