Perguntas respondidas pela advogada Iara Morton

Por Gazeta News

imig

De: Jaqueline Assunto: Pergunta Sobre Imigração Pergunta: Morei no EUA por 6 anos, entrei em 2004 e sair em 2010. Em 2008 me casei com um cidado Americano, mas nao consegui pegar o meu green card. Tentei pegar o meu visto ano passado e foi negado, me falaram que eu poderia tentar… mas antes de 2013 eu nao iria conseguir. Mas, sou casada ainda com um cidadao Americano, so que estamos separados. A senhora acha que tem alguma brecah na lei que possa me favorecer??

Dra. Iara: Apenas se o casamento ainda existir e se o marido peticionar em seu favor, através do processo consular e pedido de perdão/Waiver você talvez tenha êxito, ok? _____ De: Vanessa Assunto: Visto Pergunta: Hoje fui buscar meu passaporte no DHL quando fui olhar as informações do visto. Estou com 1 entrada e o visto de 1 ano. Agora dia 30/06 vou acompanhar um dos grupo p/ lá, e tenho mais duas saídas 18/07 e 11/10. Isso significa que tenho que renovar o visto? Liguei para um despachante ele disse que esta errado. Não tem como darem um visto de 1 ano com uma entrada. O que fazer?

Dra. Iara: Perdoa-me mas não compreendi a pergunta - sugiro entrar em contato direto com o consulado americano para esclarecer qualquer questão ref. a concessão de vistos, ok? _____ De: Lorena Assunto: Multa não quitada Pergunta: Em 2009 viajei aos eua com visto J1, e tomei uma multa lá por ultrapassar a roleta do metro (nao tinha que comparecer em corte nem nada do tipo..apenas pagar a multa de $100 dolares) e não paguei pois estava voltando ao brasil um dia depois. Estou querendo retornar aos eua... corro algum risco de ser deportada quando chegar la? Qual tipo de risco eu corro??

Dra. Iara: Improvável! Você deverá conseguir entrar e ao entrar deveria pagar a multa p/ evitar pendências.

_____ De: Sandro Assunto: Visto Pergunta: Recentemente consegui meu visto (10 anos) para os USA. Porém, em 1992, meu visto foi negado por causa da minha idade e renda (este fato foi mencionado na minha entrevista). Minha dúvida é : quando na entrada nos USA devemos preencher um formulário, I-94, onde, pelo que eu soube, há uma pergunta se em algum momento, a pessoa teve visto negado, qual data e onde? Isso pode prejudicar a minha entrada nos USA?

Dra. Iara: Você só responde a tal pergunta qdo peticionar por visto junto ao consulado, e certamente deve dizer a verdade, ok? _____ De: Rafael Assunto: Visto Pergunta: Ja estive como turista nos EUA por duas vezes, uma em 2007 e uma em 2009, sendo a visita por um período max de 9 dias. Em dez de 2010 retornei aos EUA, para ficar por 2 meses, como turista. Estava acompanhado de um amigo que havia permanecido lá como turista por 6 meses no semestre anterior, porém ele havia ganhado algum dinheiro tocando violão no metrô. Ao chegarmos ao aeroporto, fui diretamente ao guichê de imigração e tranquilamente fui liberado, meu amigo, no entanto, foi encaminhado para a sala de entrevista. Fiquei o esperando e quando menos esperava ele apareceu com 2 policiais. O fato foi que, por ele ter ganhado dinheiro lá, ele foi considerado como atuante em atividade ilícita. Como ele havia falado que eu estava com ele, eu afundei no mesmo barco. Passamos por todo aquele processo administrativo de tirar digitais, responder perguntas de coisas que certamente eu nao ia fazer, ou seja, eles me induziram a responder como eles queriam. Com isso meu visto foi cancelado. A pergunta é: Terei muita dificuldade em conseguir o visto de turismo provando minha fidelidade a tudo que faço no Brasil e viajando com família? e na imigração ja nos EUA?

Dra. Iara: Só tentando para saber o resultado, ok? Mostre fortes laços com o Brasil conforme solicitado, e esclareça que nunca violou nenhum lei imigratória. Boa sorte!

____ De: Joao Valerio Pereira Assunto: Noiva Pergunta: Minha namorada estava voltando em 2011 e nao a deixaram entrar porque ele ja havia ficado anteriormente e passado do prazo. Ela havia tido um acidente de carro e pediu extensao para imigracao mas so deram 16 dias e o processo durou quase 5 anos. Ela tem todos os comprovantes. Nao a deixaram entrar eu gostaria de saber ja que nao teve punicao nem de 5 nem de 10 anos, se existe ou ja existiu perdao para quem passou do prazo. Se fosse o caso de casar qual e o valor que preciso ter para convida-la como noiva? Porque se ela pudesse vir eu casaria nos EUA .

Dra. Iara: Se negaram a entrada dela, ela certamente está sujeita ao impedimento de 5 ou 10 anos (10 anos seria o correto). Se de fato você entrará num casamento legítimo com ela, basta você peticionar pelo visto de noiva em favor dela. Para informativo com lista de documentos, honorários e custas, gentileza enviar email p/ iara@nogueiramorton.com.

_____ De: Luiz Rosa Assunto: Legalização Pergunta: Em 1999 fui para os EUA onde morei por 1 ano e 6 meses ilegal, voltei para o Brasil, mas nao me adaptei. Em 2002 voltei para os EUA e novamente fiquei ilegal por mais 6 anos. Em 2008 voltei para o Brasil. Nas duas vezes nunca me pediram finger print ou i-94. Hoje moro na Europa onde sou casado e residente aqui por 2 anos. A empresa que trabalhei nos ultimos 6 anos nos EUA gostaria de me chamar de volta mas legalmente, com contrato de trabalho e tudo. Tenho 44 anos hoje. Gostaria de saber se tera algum problema com a imigracao em questao de aprovacao e se existe algum problema relacionado a idade mesmo com a empresa assinando como meu sponsor.

Dra. Iara: Você está impedido de retonar aos EUA por 10 anos devido seu período de ilegalidade no passado - isto deverá vir a tona. Sinto muito. _____ De: Jacqueline Santos Assunto: Visitar os EUA Pergunta: tenho uma filha que mora com o pai nos EUA, ela tem visto permanente, e também posui o gren card, gostaria de saber se eu como mae dela consigo visto para ir visita-la, se ela pode fazer algum pedido para mim, ou eu tenho que fazer tudo por aqui mesmo como devo proceder. em agosto de 2012 completra 1 ano que ela esta lá a mesma tem 15 anos.

Dra. Iara: Como ela é de menor, você deveria tentar seu visto de turista aí, a não ser que o pai dela esteja patrocinando tb sua viagem, assim poderia mandar-lhe uma carta convite com affidavit financeiro dele. Aos 21 anos ela poderá peticionar pelo GC em seu favor. Para informativo sobre carta convite, envie email para iara@nogueiramorton.com. _____ De: Paula Assunto: Green Card Pergunta: Minha mãe casou e vai dar entrada em documentos. Eu sou solteira e ela vai dar entrada para mim tambem. Pela lei eu so posso pegar documentos agora se solteira. Tenho 19 anos. Eu queria saber se eu me casar no Brasil com meu namorado se isso irria afetar minha entrada com o green card aqui?

Dra. Iara: Assumo que seu padrasto americano venha a peticionar em seu favor o que será possível SE o casamento de sua mãe ocorreu ANTES de você completar 18 anos. Sim, o ideal será que você esteja solteira.

______

De: Sheyla Assunto: Perdão Pergunta: Tenho cidadania americana (desde nov/2010) através de um casamento com americano que resultou em separação e divórcio atualmente estou morando no Brasil com meu atual marido que conheci enquanto ainda nos EUA e tivemos um filho que nasceu nos EUA estou planejando voltar a morar nos EUA novamente so que meu marido entrou ilegalmente pelo Mexico (sem passagem por imigracao) que residiu por oito anos e sete meses , gostaria de saber se ele e elegivel para documentos atraves do nosso casamento ,ja ouvi falar sobre ”waiver” mas nao tenho qualquer informacao a respeito do mesmo , o que voce sugere ? Quanto tempo leva? nao sei como dar o primeiro passo , tambem nao sei se devo contratar um advogado aqui nos EUA , muito obrigado !

Dra. Iara: Você poderá peticionar em favor dele atráves de processo consular c/ waiver. Para informativo explicando fases do processo, honorários e custas, gentileza enviar email p/ iara@nogueiramorton.com.