Perguntas respondidas pela advogada Iara Morton

Por Gazeta News

Ana: morei 7 anos nos usa, nao tive carteira de motorista e nenhum problema com a imigracao, sai do usa a 4 meses, fui ao consulado e consegui o visto, de turista, minha duvida e se a imigracao do aeroporto tem como saber que estive no pais sem ter tido problema queria resaltar q eu declarava imposto de renda junto com meu esposo.

Ana, é impossível saber ao certo se sua ilegalidade do passado vierá a tona, mas se vier, vão lhe barrar a entrada pois você está sujeito ao impedimento de 10 anos.

___

Rodrigo: eu entrei legalmente nos estados unidos com visto b1 e b2 turismo e trabalho, permaneci ilegal por cinco anos, estou no brasil a dois anos, hoje tenho fortes vínculos no brasil como empresa,casa, apartamentos e etc…. não pretendo viver nos estados unidos, mais temos muita vontade de voltar a passeio, rever amigos e como eu sou importador da china, gostaria de importar também dos estados unidos , outro dia ouvi dizer que os estados unidos abriu oportunidade de renovação mediante o preenchimento de um formulário especial como um requerimento de perdão( um incetivo ao turismo) seria isso verdade? teria alguma agencia que nos daria infomaçoes seguras , por favor se alguém puder mim ajudar, quais seria hoje as minhas chances?

Rodrigo, você deve solicitar o visto diretamente com o consulado americano (nunca ouvi de intermédio de agências e geralmente isto não é necessário) e se sua ilegalidade do passado vier a tona poderão, infelizmente, lhe negar o visto pois você estaria sujeito ao impedimente de 10 anos.

___

Wellington: eu e minha esposa moramos um tempo ilegal no EUA, já faz 5 anos que voltamos nossos filhos são americanos, será que se tentamos a visto de turista eles vão ter todas as informações nossa no sistema deles? será que temos a chance de conseguir o visto de turista?

Não sei por qto tempo viveram ilegal, mas se a ileglidade de vocês do passado vier a tona, lamentavemente poderão lhes negar o visto pois vocês estãriam sujeitos ao barramento ou de 3 ou de 10 anos, no entanto, o fato de estarem por aí há 5 anos e se têem provas de fortes laços com o Brasil, talvez tenham alguma chance.

___

Rafael: entrei pelo mexico e fui preso solto nos eua fui em varias cortes depois de 1 ano tive deportacao voluntaria posso tentar pegar o visto ja faz mais de 5 anos o ocorrido.

Rafael, você está sujeito ao barramento de 10 anos, talvez lhe neguem o visto.

___

Liah: entrei nos usa em 2003 via mexico, fui pega pela imigracao, mas me liberaram com permissao de entrada no pais, nao compareci a corte, fui deportada pela ausencia. Morei 8 anos, tenho um filho de 2 anos americano, estou no Brasil ha um ano, nao sou casada, o pai do meu filho eh americano e me concedeu autorizacao de viagem pra trazer o nosso filho. Qual o procedimento devo tomar pra que eu possa voltar legalmente e vivermos todos juntos nos usa?

Liah, você está sujeita ao impedimento de 10 anos. Apenas se o pai de seu filho (ou um outro namorado americano) peticionar em seu favor (vistou de noiva) e se um pedido de perdão lhe for concedido (há que se mostrar sofrimento extremo sobre o noivo americano, em funçãp de você estar no Brasil) é que terás chance de retornar.

___

Andre toledo: Me casei com uma cidada Americana no Brasil em 08/julho/2006 e recebi o visto de imigrante em 12/julho/2009 e fui para os USA em 06/outubro/2009. eu gostaria de saber qual a data que eu posso dar entrada na minha cidadania?! Eu posso contar da data do recebimento do visto de imigrante ou da data de entrada nos USA pela primeira vez?!

André, o que conta é a DATA DE EMISSÃO DO GREEN CARD, ok? Se você permanesse casado e vivendo junto com a esposa americana, pode aplicar p/ naturalização assim que tiver 2 anos e 9 meses contados da emissão do GC.

Marcia Pereira: entrei pelo Mexico em Outubro de 2003, nunca fui pega pela imigracao ou tive nenhum problema com a lei, tenho ficha limpa. Sou casada a mais de 4 anos com um cidadao, tenho dois filhos 8 meses e 4 anos, tive um massivo ataque cardiaco 10 dias apos ter meu filho e estou sendo acompanhada pelo cardiologista aqui. Quero muito me legalizar pois nao posso dirigir ou ver minha familia no Brasil, ja sei que posso dar entrada num processo aqui e esperar o resultado no Brasil mas tenho medo de ficar agarrada la e tambem e muito dificil a separacao das criancas do pai.Gostaria de saber se posso tentar a legalizacao quando completar 10 anos no proximo Outubro e quais os passos a ser dado e principalmente quanto tempo demora ate o GC?

Márcia, não é fácil legalizar aqui apenas por ter vivido nos EUA por 10 anos. Há requisitos dificílimos (e só se faz este processo diante de um juiz, qdo o imigrante está em deportação). Os requisitos incluem, dentre outros, mostrar "sofrimento excepcional e extremamente incomum" sobre seus filhos ou marido americano (é o sofrimento deles é que conta e não o seu). Tentar um processamento consular deve lhe ser mais fácil, mas você deve viver no Brasil uma média de um ano e meio. Teremos que fazer um Waiver/pedido de perdão, mas o nível do sofrimento é mais baixo do que este que se deve mostrar em processos consulares.

___

nilza natalia mele: Ja fiz uma pergunta antes, mas acho que nao expliquei direito e a resposta nao foi suficiente, agradeco desde ja, mas gostaria de formular uma nova pergunta e aguardo anciosa. Fui para os USA em 2005 atraves do Mexico, fui pega no Texas, me liberaram apos uma noite e me deram uma permanencia de 6 meses e me deram uma data para a corte, nao compareci, continuei ilegal, sem documentos falsos e sem envolvimento com a policia, neste periodo conheci um americano nos casamos em julho de 2009, entramos com nossos papeis e nosso casamento foi aprovado no I30 em outubro de 2009, junto nesta mesma data o meu marido aplicou p minha filha que estava no Brasil, ela tinha 15 anos e ficamos aguardando resposta . Em janeiro de 2010, ja cansada de viver ilegal nos USA, me entreguei junto com um advogado para a ICE e fiquei sob a protecao da mesma ate abril de 2011, quando decidi vir para o Brasil e aguardar a resposta aqui, junto com minha filha. Em em outubro de 2011 chegou a resposta dos documentos de minha filha, aceitarao o pedido do meu marido e ele veio busca-la em janeiro de 2012. Meus papeis continuavam na imigracao na America, onde o advogado pedia a liberacao do meus visto, em marco de 2012 chegou a resposta e foi negado, o advogado vai entrar novamente pedindo uma entrevista no Rio de Janeiro, pedindo meu perdao. O fato de meu casamento ser aprovado e minha filha estar agora nos USA junto com meu marido me ajuda em algo? Sera que tenho chances de poder viver novamente nos USA junto com minha familia? Sera que vou ter que esperar muito tempo? me ajude preciso de uma resposta. nao sei dizer no momento o nome dos processos que meu marido, e o advogado estao pedindo, so sei que estou fazendo tudo dentro da lei, mesmo sabendo que um dia errei entrando ilegal, sera que nunca vao me perdoar por este erro, tenho 48 anos e nao estou a procura de aventura, so de poder viver e ser feliz com meu marido, que amo, mesmo distante e de minha filha, que tive que deixar para tras, qd fui a procura de uma oportunidade de uma vida melhor e agora nao sei como consertar este meu erro, me de uma luz, por favor.

Nilza, o que certamente você está aguardando é a aprovação do pedido do WAIVER/pedido de perdão. Se seu advogado tivesse realizado tudo de forma mais rápida (ex. ter o Waiver pronto no dia da entrevista no Rio qdo certamente seu visto seria negado pois você viveu aqui ilegal) talvez isto teria agilizado. Tenha certeza de averiguar c/ ele que o WAIVER já foi enviado e é esta aprovação que você aguardo. O fato do esposo e filha residente viverem aqui ajuda seu caso. O WAIVER, se foi feito depois da imigração da própria filha, DEVERIA TER MOSTRADO SOFRIMENTO EXTREMO SOBRE O MARIDO E A FILHA, OK?

___

TATA MERC: Morei nos EUA uns 12 anos, tive 2 filhos lá, me casei com um brasileiro que ja é residente legal há mais de 20 anos nos EUA, voltei para o BRASIL em 2001, tentei retornar em janeiro de 2003, mas fui impedida de entrar no país por motivo de ter ultrapassado o prazo de permanencia varias vezes q me deram lá, estamos em abril de 2011, e gostaria de saber ,se depois de tanto tempo, quase dez anos,teria dificuldades de tirar um novo visto americano, continuo casada com meu marido pelas leis de NY, ha mais de 10 anos e ele continuou residindo lá e eu aqui no Brasil com meus 2 filhos(americanos)aqui no Brasil, ou teria alguma forma domeu marido me legalizar ou pedir autorização para a imigraçãoo para retornar ao pais, sendo q meus filhos desejam a mudança e querem q eu mude com eles obviamente, ja que são menores ainda, uma de 17 e outro de 12 anos,tem sido muito dificil pra mim cria-los sozinha, e foi muito drastica e sofrida essa separação imposta, oq poderia fazer ou solicitar perante ao consulado americano, vc me sugeri algo, ”de preferencia”, que eu mesma possa tomar as atitudes necessarias. ??????

Seu marido já poderia ter se naturalizado há muito anos e ter peticionado em seu favor através de processamento consular (o que leva em média 1 ano e meio de espera no Brasil pois há que se fazer um WAIVER, pedido de perdão, mostrando sofrimento extremo sobre o marido e os filhos americanos, ok?). Se ele se naturalizou americano, ele ainda pode fazer este processo e requisitar seu Green Card.

___

Janaina: Em 2007 fui para os estados unidos ilegalmente pelo México,fui pega no Texas e deportada depois de 25 dias, fiquei impedida de entrar la por 5 anos,mas depois de 2 anos tentei novamente fui deportada pela segunda vez com impedimento de 20 anos. Pergunta:Tem alguma sugestão do que posso fazer?Talvez um Waiver?Se for esta a solução qual o primeiro passo? Janaína, será muitíssimo difícil conseguir um Waiver p/ o seu caso.  Sinto muito!