Perguntas respondidas pela advogada Ingrid Domingues

Por Gazeta News

imig

De: I-94 Assunto: Visto Pergunta: Passei 7 meses nos EUA no ano passado, com visto de turista que pedi extensão. Com isso, fiquei legalmente no país. Quando voltei para o Brasil, não entreguei o I-94 para a empresa aérea. Pretendo voltar de férias para os EUA, posso ter problemas? Vou renovar passaporte e visto ainda este ano. Isso ajuda?

Dra: Ingrid: Se você voltou dentro do prazo da sua I-94, você não deve ter problemas, porém guarde a I-94 para se por acaso lhe pedirem provas no Consulado!

___________________

De: Bruna Valverde Assunto: Legalização Pergunta: Sou cidadã americana e queria saber se tem como eu passar papel para meu marido. Temos um filho de 3 anos e estamos juntos tem 6 anos, porém, ele veio pelo México, mas nunca foi preso pela Imigração. Existe alguma possibilidade dele se legalizar?

Dra: Ingrid: Sim. Ele poderá se beneficiar do “waiver” ou “perdão”. Você deve procurar um advogado para lhe ajudar. Se precisar de nossa ajuda, pode comunicar-se com nosso escritório através de nosso site www.dmlawfl.com ou através do nosso email ingrid@dmlawfl.com.

___________________

De: Nilza Costa Assunto: Legalização Pergunta: Entrei legalmente nos EUA, em 2007. Retornei para o Brasil fevereiro deste ano. Tenho um namorado americano que virá se casar comigo no final do ano. Já fui ao consulado tentar o visto e me deram 10 anos de castigo. Eu me casando, consigo o perdão para regressar ao país com meu futuro esposo?

Dra: Ingrid: Será difícil sua volta. Você terá que realmente seguir o que o Consulado lhe informou, pois você se encontra no Brasil abaixo da jurisdição deles.

___________________

De: Fatima Assunto: Green card Pergunta: Posso dar entrada para o green card para minha filha de 27 anos? Eu vou aplicar para mim e queria saber se é possível fazer ao mesmo tempo.

Dra: Ingrid: Não entendi sua pergunta. Se você está aplicando para você, seria através de qual tipo de processo? Se for casamento, ela não terá o direito de se legalizar através desse tipo de processo. Uma vez que você tenha o “green card”, você poderá iniciar um processo para ela.

___________________

De: Assunto: Pergunta: Entrei com visto de turista nos EUA em 2000, porém em 2005 fui enganado por um paralegal a dar entrada em um processo da Lulac, Não fui à entrevista na data marcada e tive meu processo cancelado, mas não estou em processo de deportação. Na eventualidade de abertura de uma nova lei de imigração no futuro, o fato de eu já ter aplicado na Lulac me impossibilitaria de ser beneficiado?

Dra: Ingrid: Quando tivermos uma nova reforma imigratória, pessoas como você talvez poderão se beneficiar, mas temos ainda que esperar para ver como a lei será finalizada.

___________________

De: Débora Assunto: Legalização Pergunta: Tenho uma amiga que foi para os EUA ilegal, está aí há 10 anos. Ela casou com um brasileiro legalizado, hoje tem dois filhos. Qual o procedimento para ela entrar com o processo de legalização.

Dra: Ingrid: Ela deve procurar um advogado. Existem vários fatores a serem pesquisados, como quando o marido dela poderá se tornar cidadão americano, como ela entrou nos EUA (documentos falsos, pela fronteira, etc.). Ela talvez poderá se beneficiar de um “waiver” ou “perdão”, mas não tenho fatos suficientes para lhe dar uma resposta.

___________________

De: ritiele oliveira carleti Assunto: Passaporte americano Pergunta: Morei nos EUA por 3 anos e tive uma filha lá, que com 2 meses de idade voltou comigo ao Brasil, porém, não tirei o passaporte americano dela, só o brasileiro. Trouxe comigo o social security e a certidão de nascimento dela, porém fui assaltada e levaram os documentos. Hoje, ela está com 9 anos e quer ir viajar para lá para casa de familiares. Como faço pra conseguir o social e certidão americana para poder tirar o passaporte americano dela?

Dra: Ingrid: Você terá que se comunicar com o departamento de “Vital Statistics” do estado aonde ela nasceu nos EUA. Também deve se comunicar com o hospital aonde ela nasceu.

___________________

De: Roseane Assunto: Visto Pergunta: Meu namorado é um empresário americano que mora no Texas. Ele esteve aqui no Brasil, passou alguns dias comigo em julho. No mês de agosto, fiz entrevista para visto de turismo e foi negado. Não tenho renda comprovada, tenho apenas minha casa em meu nome e duas filhas pequenas, que tenho a guarda delas. Levei comprovante de renda dele, pois é ele quem vai bancar tudo. Estou na dúvida do que devo fazer, se devo tentar visto de noiva ou não, pois como turista já vi que não dá. Como noiva, seríamos obrigados a casar em 90 dias? O problema é que ele é viúvo e recebe um benefício devido a morte da esposa, e se ele casar, ele vai perder esse benefício. Ajude-me, não sei o que fazer nesse caso, não sei qual tipo de visto devo tentar.

Dra: Ingrid: Infelizmente, não existem muitas opções. Se você tentar um visto de noiva, terá que se casar dentro de 90 dias após sua chegada, caso contrário você terá o visto cancelado. Você poderá tentar um visto de estudante para você, mas com um visto já negado no Consulado, será difícil você tentar pedir outro.

___________________

De: Kleidson Pereira Damaso Assunto: Voltar aos EUA legalmente Pergunta: Morei nos EUA por 9 anos. Entrei pelo México, mas não tive passagem pela Imigração Americana. Trabalhei por muitos anos para um empresário americano que tem vontade de me ajudar a voltar, não sei se ele pode. Será que tenho alguma chance de entrar nos EUA legal algum dia?

Dra: Ingrid: Dependendo de quando voce voltou ao Brasil, você pode tentar outro visto de turismo. Quanto a trabalhar aqui, será um pouco difícil, a não ser que você tenha um nível superior e esta pessoa esta disposta a lhe oferecer um emprego dentro da sua formação.

___________________

De: Danubia Emanuelle

Assunto: Legalização Pergunta: Meu pai é americano e fez o pedido para me legalizar. Em fevereiro desse ano foi aprovada a petição. Eu não tenho ideia do que devo fazer agora. O processo está parado porque eles precisam mandar documentos para continuar com o pedido de legalização. Eu tenho 27 anos e meu pai não está morando atualmente nos EUA. Gostaria de saber se mesmo assim eu consigo ser naturalizada, mesmo que meu pai não more nos EUA e não pague imposto ao governo americano.

Dra: Ingrid: Para seu pai fazer este tipo de pedido, ele deve estar nos EUA. Como não sei como seu processo foi iniciado, fica difícil eu lhe dar um conselho. Eu precisaria de saber mais dados sobre você, seu pai e a atual situação dele. Se quiser, mande-nos um email: ingrid@dmlawfl.com.

___________________