Perguntas sobre Imigração respondidas pela advogada Ingrid Domingues

Por Gazeta News

imig

 

Ray Assunto: Visto

Pergunta: Morei no USA cerca de cinco anos quando era mais nova, fui com meus pais,tinha uns oito anos e ate cheguei a estudar lá o tempo em q estive morando lá, meu visto era valido por cinco anos, mas voltei antes dele vencer. Depois nunca mais tentei voltar, só q agora eu namoro e meu namorado quer ir pra lá de ferias, e eu claro, vou junto, só q tenho q renovar o meu visto e ele quem vai custear minha viagem, desde o renovamento do passaporte ao pagamento da hospedagem e tudo. Só q eu nao tenho nada declarado no meu nome, nao trabalho e nao estudo. Queria saber se corro Risco de ter o visto negado ou se chegando lá corro o risco também de ser deportada por ter ficado mia tempo lá do q o permitido.

Dra Ingrid: A única maneira de você saber se terá o visto concedido será quando você fizer seu pedido. Cada Consulado tem suas exigências, portanto ficará ao critério do Consulado se irá ou não conceder seu visto. Boa Sorte!

____

Cassia Assunto: Visto

Pergunta: Eu fui renovar meu visto em janeiro só que descobriram que eu fiquei mais de 2 anos no EUA e me deram uma carta que não posso tentar o visto. Tem alguma coisa que eu posso fazer para reverter esta situação?

Dra Ingrid: Infelizmente, não. Você terá que esperar um tempo e talvez tentar apos alguns anos.

____

Elzenice Pires Assunto: Green Card

Pergunta: 1-Meu esposo, portador do GC, aplicou para nossa filha maior de idade, porém solteira há 8 anos. Há 1 mes eu fiz minha cidadania e meu esposo ainda nao fez. Gostaria de saber se atraves da minha cidadania o processo dela acelera? Posso tranaferi-la para meu nome ou ela vai ter que esperar o pai dela se tornar cidadao? 2-Tenho um filho casado que mora no Brasil. Posso aplicar para ele? Se positivo, qual a estimativa do tempo que levaria para ele se legalizar?

Dra Ingrid:  Se foi seu esposo que aplicou, geralmente ela terá que esperar até ele se tornar cidadão. Porém, se já faz 8 anos, você deveria verificar quando será a época dela poder receber o benefício através dele.

 ______ 

Frank Assunto: Voltar aos EUA

Pergunta: Tenho 20 anos, cheguei aqui nos Estados Unidos dia 23 de Dezembro de 2011 vim com minha namorada ambos com visto de turista e negocios, pretendia ficar 12 dias iriamos para Disney, mas fomos pra Massachusetts ficar na casa da Minha cunhada irma da minha namorada, hoje esta fazendo 5 meses q estou aki, me casei com minha namorada aki em Massachusetts e minha permanencia de 6 meses vai vencer em breve. Estou pretendendo voltar para o Brasil antes de expirar a permanencia, se eu e minha esposa ficarmos no Brasil por 3 meses e voltar pra ca de novo, podemos ter a possibilidade de ser barrados no Aeroporto por alguma Circunstancia?

Dra Ingrid: Geralmente se você sair dos EUA antes de sua permanência expirar, você nao ultrapassou sua estadia. Agora, se você tentar voltar nada te garante que você não terá problemas. Você poderá conseguir entrar, mas nada e garantido. Lembre-se que seu visto é de turismo, o qual somente autoriza uma estadia para turismo e não para permanecer aqui morando... Boa Sorte!

 

____

Susi Tautz

Assunto: Noiva

Pergunta: Minha filha fez o college e a universidade nos EUA ela agora esta no OPT e namora um americano ha dois anos, esta com a volta marcada para dia 18;06 qd termina o visto dela. Eles pensam em se casar, mas ele nao trabalha, somente joga Beisebol. Como eles podem proceder, ela vem e ele vem para o Brasil em dezembro. Qual seria o melhor caminho para oficializar o noivado…..gostaria de ajuda-los e nao sei como fazer. Por gentileza me oriente…..

Dra Ingrid: Se o namorado de sua filha não tem renda suficiente para compravar que pode sustentá-la (de acordo com a lei exige), ele poderá conseguir um “sponsor” ou alguém que possa assinar por eles, alguém que tenha renda suficiente. Se eles se casarem no Brasil, sua filha terá que esperar no Brasil até os documentos de legalização forem emitidos, o qual pode demorar um pouco. Se eles casarem aqui, obviamente o processo será mais rápido, em torno de 4 a 5 meses. Se eles decidirem optar por um visto de noiva, o namorado terá que iniciar o processo aqui e sua filha terá que esperar no Brasil até o visto de noiva ser aprovado.

____  

Ricardo                                                            Assunto: Visto

Pergunta: Morei nos eua por 4 anos 2004 a 2008,hoje sou casado e tenho uma filha,queria passea la,meu visto foi negado,pq eu morei la,e tambem falei pra eles que nao tinha morado la,e eles descobriram,que devo fazer pra conseguir o visto?

Dra Ingrid:  Vai ser difícil Ricardo, pois mentir num pedido de visto é algo bastante sério. A única coisa que você podera fazer é tentar daqui algums anos.

____

Wilkerson Silva Assunto: Green Card

Pergunta: tenho um irmão que e cidadão americano,posso aplicar para o green card através dele?

Dra Ingrid: Seu irmão poderá iniciar uma petição em seu favor, porém este tipo de petição tem um período de espera de entre 9 a 11 anos.

____

Milton Assunto: Green Card

Pergunta: Com quanto tempo depois de ter asilo político a pessoa pode aplicar para o Green card e depois de ter o green card com quanto tempo a pessoa pode aplicar para a cidadania?

Dra Ingrid: Tudo depende to dipo de caso que você teve aprovado. Lhe aconselho a procurar um advogado para discutir as opções que você possa ter. Posso lhe dizer que após ter a residência permanente (Green Card) por 5 anos, você seria elegível a aplicar para cidadania Americana.

____

Janaina da Silva Rocha Assunto: Visto

Pergunta: Entrei nos Estados Unidos ilegalmente passando pelo Mexico em 2001, fui pega pela imigraçao americana e fui presa por seis dias, paguei uma fiança e fui liberada. mas porem eu tinha que comparecer em uma corte na data que eles marcaram, pra eles decidirem o que fariam comigo, so que os brasileiros que eu convivia na epoca me colocaram muito medo, diziam que se eu fosse a corte eles me deportariam na mesma hora e tal, entao foi ai que decidi a nao comparecer a essa corte. Com o passar od tempo tive 3 filhos nascidos la, trabalhava e tal, mas foi ficando bem dificil viver la daquela forma, eu nao era uma bandida , mas vivia como a tal,foi ai que decidi a voltar pro Brasil, isso em 2008, ja vai fazer quase 4 anos que estou no Brasil. O que eu gostaria de saber na verdade e se eles tem tudo arquivado ao meu respeito ate hoje ou nao, e se existe possibilidades e chances para que eu consiga um visto, e tambem gostaria de pedir um conselho, se caso eu for ate a embaixada americana pedir o visto, devo contar toda a verdade ou nao?

Dra Ingrid:  Se você não compareceu a uma data marcada para corte você certamente foi deportada em ausência. Este tipo de “record” não desaparece. Se você quiser realmente tentar um visto de turismo, você terá que fazer tal pedido, as você só saberá se será concedido quando fizer tal pedido. As chances não são das melhores, pois fazem menos de quatro anos que você voltou ao Brasil. Boa Sorte!

____

Alexia Mendes Assunto: Visto

Pergunta: Tenho 18 anos moro no RJ , fui para California e fiquei 3 meses com o visto de turista e voltei, fiquei apaixonada, e tenho mtos amigos que estao la com green card, mas nao casaram com americano, nao tem parentes, nao tem nada, e conseguiram o visto permanente.. Como ? Existe outra possibilidade de ir e ganhar green card sem ter parentes e abrir empresa ? Pretendo ir pra la e ficar com o visto de estudante, e ficar 1 ano, posso renovar o visto la como estudante ?

Dra Ingrid: Não sei qual seria a situação dos seus amigos, mas conseguir a residência, sem ter uma petição familiar, sem ter tido um visto de trabalho que eventualmente resultou em um pedido de residência, sem ter se casado com cidadão Americano, seria um pouco difícil. São poucas as maneiras  de conseguir a residência. Nao sei o que seus amigos contam, mas se eles são da mesma idade que você, acho um pouco difícil. Existe a loteria do “Green Card”, mas até isso é bastante difícil. Se você quiser tirar um visto de estudante, você poderá estudar nos EUA durante o período do seu visto.