Perguntas sobre Imigração respondidas pela advogada Ingrid Domingues

Por Gazeta News

De: Betania Assunto: Voltar aos EUA legalmente Pergunta: Tentei pegar o visto no consulado do Recife por duas vezes e foi negado. Então fiz a grande burrice de no mês de junho de 2010, tentar passar pelo México aos Estados Unidos e fui pego pela polícia e preso por um mês no Arizona. Tenho onde ficar nos Estados Unidos, tenho residência própria, e meu amigo nos Estados Unidos tem firma la e quer me levar pra lá. Não sou nenhum criminoso tampouco ladrão, apenas violei a lei americana de entrar ilegal em suas terras. Tenho como pedir o perdão e pagar financeiramente pra conseguir um visto e entrar pela porta da frente com dignidade?

Dra Ingrid: Infelizmente Betania, uma vez que você entra ilegalmente nos EUA, não há como remediar este fato. Você certamente foi deportada (se já está no Brasil) e sua volta será muito difícil. Não há como pedir perdão ou visto. Você terá que esperar pelo menos vários anos para tentar um novo visto, o qual agora será mais difícil.

____________________

De: Alexandra Assunto: Legalização Pergunta: Eu e meu filho, que hoje está com 16 anos, entramos ilegalmente pelo México e fomos pegos pela imigração, que nos deu prazo de 1 mês para ficar. Após isso, não recebi mais informações e agora que fui na advogada, ela me informou que temos ordem de deportação desde de abril de 2004. Meu marido tem processo correndo aqui, de irmão pra irmão, e temos mais 2 fihos, sendo 1 nascido aqui. Moramos aqui vai fazer 9 anos. O que podemos fazer? Existe alguma probabilidade de nos legalizarmos aqui? E meu filho que se encaixa nesse Dream Act, teria algum problema?

Dra Ingrid: Ainda não temos o “Dream Act” aprovado, portanto por agora ele não tem muitas alternativas. Resta vocês esperarem para ver se o Congresso irá aprovar a reforma imigratória e ver se vocês iriam se qualificar.

____________________

De: Elisa Assunto: Visto Pergunta: Meu noivo é russo e acaba de dar entrada na cidadania americana dele. Nós daremos entrada no visto de noiva no ano que vem quando ele já for cidadão. Ele mora nos EUA e queria visitá-lo no fim do ano. Apesar dos conselhos que recebi, não menti no formulário do visto e disse que quero visitar ele e sua família por 10 dias. Será que consigo um visto de turista ou só o fato de ter um noivo lá já vai gerar impedimento?

Dra Ingrid: Isso ficará a critério do Consulado. Não há como saber se seu visto será concebido, mas sempre é melhor falar a verdade. Boa sorte!

____________________

De: Regis Assunto: Fraude Pergunta: Fui para os Estados Unidos no ano de 2004 e voltei em 2010. Quando fui, usei um passaporte europeu montado para entrar, porém só o primeiro nome era meu, o sobrenome era diferente mas foram tiradas minhas digitais e foto na hora da imigração e quando voltei para o Brasil, voltei com meu nome verdadeiro. Agora, consegui cidadania italiana e queria voltar pra passear mas tenho medo que na hora da entrada eles tirem minhas digitais novamente e que o sistema acuse que já vivi lá, e pior, que entrei com nome falso. O que você me diz?

Dra Ingrid: Não há como garantir que você não terá problemas na sua tentativa de voltar, mesmo com seu passaporte sendo verdadeiro. O uso de documentos fraudulentos sempre pode causar serias consequências. Infelizmente, você só irá saber se terá problemas quando tentar regresssar. ____________________

De: Juliana Assis Assunto: Voltar legalmente aos EUA Pergunta: Para uma pessoa que entrou nos EUA como turista e depois permaneceu 10 anos com o visto vencido, qual a possibilidade desta pessoa conseguir legalizar sua permanência por lá? Ou qual a maneira desta pessoa conseguir sair e depois voltar aos EUA? No aeroporto, na saída, há risco de algum problema com a imigração (detenção nos EUA?). Ou quem fica ilegal é apenas deportado?

Dra Ingrid: Se a pessoa se encontra aqui há 10 anos e a reforma imigratória se tornar realidade, esta pessoa talvez terá uma boa chance de se legalizar. Quanto a sair do país, não é aconselhável a não ser que a pessoa não tenha interesse em voltar. Existe também o risco da pessoa ser questionada e detida tanto na saída quanto na entrada.

____________________

De: Paty Assunto: Visto Pergunta: Morei nos EUA 8 anos, sendo que meu visto era para 5 anos. Faz 7 anos que estou aqui no Brasil e quero tentar meu visto. Seáa que eles vão saber que fiquei aí ilegal? Ou tenho que esperar completar 10 anos que estou aqui?

Dra Ingrid: Você irá saber se consegue o visto quando tentar. Lembre-se que ficará a critério do Consulado. Nunca é boa ideia mentir numa aplicação para visto.

____________________

De: Diego Melo Assunto: Visto Pergunta: Entrei ilegal nos EUA, em 2007, depois de 1 ano morando aí, fui preso pela imigração fiquei dois meses preso para depois ser deportado. Pegaram minhas digitais e trudo lá. Será que hoje, se eu for tentar um visto, tenho possibilidades de conseguir?

Dra Ingrid: Você só irá saber se consegue um visto quando aplicar. Geralmente, após uma deportação, você teria que esperar 5 anos ou mais. Boa sorte!

____________________

De: Alexandre Calazans Assunto: Visto Pergunta: Recebi o visto de 10 anos, porém, no campo entries tenho o nº 1. O que significa? Só posso entrar uma única vez nos EUA nesse período de 10 anos? Se eu já tiver ido, eu não posso voltar? Se for isso, como faço para poder ir novamente?

Dra Ingrid: Teria que ver o seu visto Alexandre. Se quiser mandar uma cópia para nosso escritório, poderíamos tentar lhe responder melhor sua pergunta.

____________________

De: Gustavo Hiroshi Fukuda Assunto: Falta à Corte Pergunta: Em março de 201, me envolvi em um acidente de trânsito em New Jersey, onde não houve nenhum ferido, apenas alguns arranhões nos carros. Recebi uma intimaçao para comparecer à Corte, mas como a data estava marcada para depois da minha data de retorno, acabei nao comparecendo a ela. Gostaria de saber se isso causaria algum empecilho para mim caso eu retorne aos EUA ou peça novo visto de turista.

Dra Ingrid: Você deveria procurar um advogado em New Jersey que trate deste tipo de assunto para verificar como o caso foi solucionado e se você tem alguma pendência nos EUA.

____________________

De: Renata Assunto: Green Card Pergunta: Fiquei ilegal nos Estados Unidos durante 5 meses, depois resolvi voltar e meu pai ficou tentando tirar o green card. Caso ele consiga, eu consigo voltar para os EUA? Vou fazer 21 anos, isso prejudica em algo? Se meu pai conseguir o green card consigo também automaticamente?

Dra Ingrid: Se seu pai conseguir o green card, você não terá direito imediato. Ele poderá iniciar um processo em seu nome, uma vez que ele já tenha a residência.

____________________