A novela da reforma imigratória chega a mais um capítulo decisivo a partir do dia 1º. Ativistas de imigração e mais de 11 milhões de indocumentados estarão assistindo de perto se o presidente Barack Obama realmente terá a valentia de cumprir com sua promessa feita no final de junho, que se a Câmara não agisse na reforma imigratória, ele usaria seu poder executivo.
Nas últimas semanas, quem queria estar na pele de Obama com a questão das crianças que atravessaram a fronteira? Se deportá-las, a crise humanitária poderá acabar em mais desastras nos países da América Central, dominados por gangues traficantes de drogas e violência. Se deixá-las aqui, a crítica que o presidente já sofre será generalizada. Aposto que ninguém gostaria de estar na pele de Obama para tomar esta decisão.
Dentro desse clima de emergência e extremas críticas, o momento prometido do uso da tal ordem executiva entrou em contagem regressiva, culminando com as eleições de novembro. Se será feito, o que, quando e como, é a pergunta de um milhão de dólares que muitos, principalmente os imigrantes indocumentados, gostariam de saber a resposta.
Enquanto isso, é recomendado que cada um organize seus documentos, renove seus passaportes e cuide de papeladas como os impostos, tão importantes nesse país, aconselha a advogada Ingrid Domingues McConville.
Os próximos meses prometem na arena política, com promessas de processos contra o presidente e seu suposto abuso do poder executivo e campanhas para as eleições em novembro. Os próximos meses são realmente uma caixinha de surpresa para saber o quanto as ações de Obama poderão beneficiar os democratas politicamente ou se isso será um tiro no próprio pé.
Outra matéria de destaque desta semana é um alerta sobre os relacionamentos on-line. Não são poucas as denúncias enviadas ao GAZETA por pessoas que, de uma forma ou de outra, perdem dinheiro em relacionamento com pessoas que conhecem na internet. Geralmente, isso sempre vem com uma mensagem sedutora a ponto de fazer o mais precavido cair em golpes. Até mesmo o BSO foi vítima, quando um golpista se fez passar por policial ao extorquir dinheiro de pelo menos uma centena de pessoas na Flórida e pelos Estados Unidos. Criatividade não falta e para estar vulnerável basta ter acesso à internet. Vale dar uma olhada nas dicas do BSO para precaver-se e ler a história como exemplo do que não deve ser feito.
Por fim, neste final de semana é momento de começar a se organizar para a volta às aulas e pais podem fazer uma boa economia com a isenção de impostos, que vai do dia 1º ao dia 3 de agosto.