Personalidades que levam o Brasil para o mundo são premiados

Por Simone Raguzo

Maestro João Carlos Martins: “Com amor e bom humor, a dor nunca atinge a nossa alma. Se alguém quer ser um maestro como eu, só precisa estar preparado para ficar todo quebrado”.

Profissionais e personalidades brasileiras emocionaram o público que se fez presente, nos dias 3 e 4 de maio, na 15ª edição anual do Brazilian International Press Awards, um evento de reconhecimento de pessoas, instituições e iniciativas que representam e colaboram com a imagem do Brasil no exterior.

Na primeira noite, no Cinema Paradiso, em Fort Lauderdale, após um coquetel oferecido pela “TV Globo Internacional”, foram premiados pela Associação Brasileira de Imprensa Internacional (ABI-Inter) os profissionais brasileiros de Imprensa e Publicidade que trabalham em diversos lugares dos Estados Unidos, entre eles, o publicitário Lineu Vitale, com uma homenagem especial.

Na ocasião, o Gazeta Brazilian News recebeu duas premiações pelas reportagens da jornalista Marisa Arruda Barbosa: “Pesquisas contabilizam brasileiros nos Estados Unidos e na Flórida” (categoria prestação de serviço) e “Embaixador Hélio Vitor Ramos Filho”(categoria entrevista original).

A noite contou com a apresentação da cantora Cristina Metayer, e a participação do ator, Marcelo Serrado, que recebeu o prêmio na categoria Special Celebration Award, por sua trajetória na TV, teatro e cinema. “Esta homenagem tem um sabor especial. É muito bom saber que, mesmo estando tão longe, o nosso trabalho chega até vocês”, disse, agradecido.

Aos 45 anos, Marcelo Serrado comemora 25 de carreira e o auge da fama, por interpretar recentemente na novela global “Fina Estampa”, o personagem “Crô”, um homossexual repleto de bordões e trejeitos cômicos que caíram no gosto e na boca do público.

Antes do evento, o ator partipou de uma coletiva de imprensa, onde pode falar um pouco mais sobre sua vida pessoal e artística. Serrado afirmou já ter tido seu momento de imigrante, ao morar por dois anos em Londres, na Inglaterra, e falou do preconceito vivido muitas vezes por brasileiros fora do país. “Quando as pessoas sabiam que minha avó era inglesa, elas mudavam o tratamento”, contou o ator, que se prepara para entrar no ar com o ‘garanhão’ Tonico, em “Gabriela”, de Jorge Amado.

Broward Center é tomado por Arte, Cultura & Comunidade

Na noite do dia 4 de maio, no Amaturo Theater do Broward Center for the Performing Arts, também em Fort Lauderdale, foi a vez da premiação de Arte, Cultura & Comunidade, e de Promoção do Idioma, oferecidos pela American Organization of Teachers of Portuguese (AOTP).

Apresentações de alguns dos premiados emocionaram o público, com destaque para a cantora gospel Simone Rosa, e do maestro João Carlos Martins e seus convidados especiais, o jovem tenor Jean Willian e o violinista Dorin Tudoras. O maestro foi premiado com o Lifetime Achivement Award e na categoria evento cultural, pelas apresentações realizadas, em 2011, no Broward Center e no Lincoln Center (Nova York). Na ocasião, João Carlos Martins juntou a Filarmônica Bachiana e os ritmistas da escola de samba Vai Vai, consideradas inesquecíveis pelo público que se fez presente.

Além do talento, o maestro foi aplaudido de pé, após falar ao público de um jeito emocionante e, ao mesmo tempo, cômico. Martins mostrou-se feliz em retornar ao local, agora para ser premiado. Recentemente , o maestro passou por uma cirurgia no cérebro, mas poucos dias após, já reiniciou sua matarona de shows.

Exemplo de superação para quem conhece a sua história, o João Carlos Martins mostra que nunca perde o bom humor. “Com amor e bom humor, a dor nunca atinge a nossa alma”, diz ele, que comemora poder tocar piano novamente, e agora conseguindo utilizar o quinto dedo da mão esquerda. “Se alguém quer ser um maestro como eu, só precisa estar preparado para ficar todo quebrado”, acrescentou, acompanhado de risos da plateia.

Outras personalidades reconhecidas com o prêmio Lifetime Achivement Award, foram o escritor amazonense Milton Hatoum, o cantor carioca Pery Ribeiro (em memória) e o ator Juca de Oliveira, pelos seus 50 anos de carreira. Inesquecível pelo personagem Nino, O Italianho, Juca de Oliveira está entre os nomes mais populares e respeitados do teatro e novela brasileiros. “Se o ator for talentoso e profissional, ele pode fazer tudo. Você precisa adquirir aprendizado, saber a função do ator e sentir entusiamo”, aponta Juca.

Ao subir no palco, Juca afirmou sentir ‘inveja’ dos imigrantes. “Tenho muita admiração por vocês, que largaram suas famílias e seu país em busca de um sonho. Tenho inveja da coragem de vocês. E tenham certeza que este momento ficará para sempre em minha memória. Muito obrigado”.

O “grand finale” ficou por conta do grupo Frederick Douglass Academy, de New York, totalmente composto por jovens norte-americanos, apaixonados pela música brasileira, e que mostraram que entendem de samba.

A 15ª edição anual do Brazilian International Press Awards, foi apresentada pela TAM Airlines, com patrocínio do Banco do Brasil / BB Remessa e TV Globo Internacional, apoio cultural do Consulado-Geral do Brasil em Miami / Ministério das Relações Exteriores e do South Florida Point of Culture / Broward Center for the Performing Arts. Tem parcerias de premiação com a ABI-Internacional / Brazilian-American Press Association e a AOTP-American Organization of Teachers of Portuguese.

Premiados Premiados de Arte, Cultura & Comunidade: Fabiana Passoni (cantora), Márcio Mendes (cantor), Diogo Nogueira (show brasileiro nos EUA – masculino), Maria Bethania (show brasileiro nos EUA – feminino), Cristina Metayer (CD lançado nos Estados Unidos), Brazilian Voices e Brazilian Voices Kids (grupo musical), Grupo de Samba da Frederick Douglass Academy, NY (instituição de promoção cultural), Brazarte Dance Company (dança), Primeira Igreja Batista no Sul da Flórida (insituição de ação comunitária), Jade Matarazzo (artes visuais), Carnaval Brasileiro da Miami Beach High School (evento comunitário), The Brazilian Soccer Training Center (instituição de esportes), Michael Oliveira (esportes), maestro João Carlos Martins (evento cultural).

Premiados de Promoção do Idioma Português, atribuídos pela American Organization of Teachers of Portuguese (AOTP): Dra. Clémence Jouet-Pastré (educadora), Movimento Educacionista Estados Unidos (iniciativa), Florida International University (instituição), Dr. John Jensen (prêmio especial).

Prêmios especiais concedidos pelo board: Festival das Crianças Brazilian Press Newark (NJ), Brazilian Heritage Foundation e Centro Cultural Brasil-USA Flórida.

Prêmios Golden Press Awards (concedido aqueles que completam 10 anos): Café Brasil, com Gene de Souza, Momento Brasileiro Brazilian News, Soul Brasil Magazine, Sobre Rodas, Verdeamarelo.net e Viver Magazine.