Peru pede aos EUA que prendam e deportem ex-presidente

Por Gazeta News

toledo AFP
[caption id="attachment_137293" align="alignleft" width="300"] Foto: AFP[/caption]

Autoridades do Peru esperam que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deporte o ex-presidente do país, Alejandro Toledo, que estaria em San Francisco, na Califórnia, e é procurado pela Justiça peruana por, supostamente, ter recebido propinas do construtora Odebrecht – num escândalo similar ao que a Lava Jato desvendou no Brasil.

O presidente do Peru, Pedro Pablo Kuczynski, neste domingo, 12, enviou mensagem a Trump na qual, entre outras coisas, afirmou que espera que o americano deporte Toledo para ser processado em Lima. A Justiça peruana emitiu uma ordem internacional de prisão, de 18 meses, para Toledo por supostamente ter recebido 20 milhões de dólares da Odebrecht para favorecer a construção da Rodovia Interoceânica, que liga o Peru com o Brasil.

Toledo, que é professor visitante na Universidade de Stanford, estaria em San Francisco, e o governo peruano está oferecendo 30 mil dólares de recompensa para quem tenha informações que ajudem a localizar o ex-presidente - acusado de tráfico de influência e lavagem de dinheiro.

A acusação é baseada em testemunhos e documentos do antigo representante da Odebrecht no Peru, Jorge Barata, que disse que ele deu o dinheiro para Toledo por intermédio das contas de um amigo dele, o empresário peruano-israelense Josef Maiman. Com esse dinheiro, de acordo com a acusação, hipotecas e propriedades no Peru ligadas a Toledo, através de uma empresa offshore, foram pagas.

Em uma publicação no Twitter na noite de domingo, sem especificar o seu paradeiro, o ex-presidente disse que nunca fugiu porque ele não foi processado quando deixou o país. "O tribunal em Lima não pediu meu testemunho para ajudar com sua investigação. Em vez disso, me acusou de crimes que não cometi e que o tribunal não pode verificar ", disse. Toledo não informou se retornará ao Peru.

Embora Interpol emitiu um alerta vermelho para localizar Toledo em 190 países, os Estados Unidos pediram Lima para justificar o motivo pelo qual um juiz federal norte-americano deveria prender e deportar o ex-presidente.

Aos 70 anos, Toledo poderia se tornar o segundo ex-presidente peruano a ir para a prisão nas últimas três décadas por envolvimento com corrupção.

Com informações da AFP.