Peru: Votos no exterior fazem a diferença.

Por Gazeta Admininstrator

A corrida por uma vaga no segundo turno da eleição presidencial peruana será decidida pelos cerca de 200 mil votos dados no exterior. Porém, assessores do candidato de centro-esquerda tentam anular parte desses votos, que daria a segunda posição para a candidata conservadora levando-a ao segundo turno.

Com cerca de 88% das urnas já apurados, o ex-militar nacionalista Ollanta Humala tem 30,99%, garantindo assim sua passagem para a próxima fase que será realizada entre os meses de maio ou junho.

A segunda posição é preenchida pelo ex-presidente Alan García com 24,42%. Alan governou entre 1985 a 1990, um período marcado pela hiperinflação e intenso combate à guerrilha do Sendero Luminoso. Bem perto do ex-presidente, com 23,34%, aparece a conservadora Lourdes Flores, ex-parlamentar que tem o apoio dos investidores internacionais.

A diferença de 120 mil votos que separa García de Lourdes pode ser revertida pelos 200 mil eleitores do exterior. Esses que supostamente se inclinam pela conservadora. Até o momento, apenas 12% dos votos do exterior foram apurados.

No entanto, partidários da Aliança Popular Revolucionária Americana (Apra, o partido de García) reivindicam junto às autoridades eleitorais a anulação dos votos das cidades de Milão, Madri, La Plata, Miami e Nova York, o que corresponderia a 110 mil votos.

Segundo os membros do Apra, o partido de Lourdes, Unidade Nacional, fez boca de urna no mesmo dia da votação, realizada nesse último domingo, o que não é permitido.

"Sérias irregularidades foram cometidas nessas cidades", disse o dirigente aprista Jorge Castillo. "A Apra está pedindo que essas cédulas não sejam consideradas."Para a candidata isso não passa de uma "velha estratégia de anular votos".

Ela também pediu as autoridades a inclusão de cerca de 1,5 milhão de votos que foram considerados ilegíveis ou com erros de preenchimento. Membros do partido dela questionaram o caráter técnico dessas anulações.

"Guerra declarada" publicaram alguns jornais peruanos em suas manchetes de quinta-feira, mostrando uma briga cada vez mais tensa entre os dois candidatos que querem assegurar a ida ao segundo turno.