Quantidade de e-mails com spams aumentou em 81% no 1º semestre

Por Gazeta Admininstrator

A quantidade de e-mails com mensagens fraudulentas teve um aumento de 81% nos primeiros seis meses deste ano em comparação aos últimos seis meses de 2005. Esse dado faz parte de uma pesquisa feita pela empresa de anti-vírus Symantec divulgada no começo desta semana.

O número de phishing – quando fraudadores tentam roubar informações dados bancárias de consumidores, fazendo-se passar por empresas do mundo real – é um alerta no momento em que outra pesquisa, do setor bancário, mostra que internautas ainda não dão a devida atenção com sua segurança no mundo virtual.

Avaliando dados do levantamento feito em 40 mil pontos espalhados em mais de 180 países, a empresa de software diz ter detectado 157.477 mensagens fraudulentas entre os meses de janeiro e junho deste ano.

Esse valor – que significa que 865 mensagens fraudulentas foram enviadas diariamente no primeiro semestre do ano – refere-se apenas às mensagens "originais", que se multiplicam em escala geométrica através de spams e vírus de computadores pessoais.

Os spams, ou "correntes", responderam por mais da metade (54%) do tráfego monitorado de e-mail, o dobro do volume registrado seis meses antes.

Os Estados Unidos são o país com maior incidência tanto de spams como de phishing.

A maior economia do planeta é origem de 58% dos spams e 37% dos "ciberataques" da rede mundial de computadores.