Pesquisa aponta que 50% dos americanos apoiam casamento gay

Por Gazeta News

casamento gay

Uma pesquisa divulgada pelo Instituto Gallup, nos Estados Unidos, no dia 8, mostrou que 50% dos americanos apoiam o reconhecimento legal dos casamentos homossexuais contra 48% contrários, conforme o “Terra”.

O apoio aos casamentos homossexuais varia muito em função do segmento social e ideológico. Enquanto 65% dos democratas e 57% dos independentes se posiciona a favor da legalização, só 22% dos republicanos aceita.

Além disso, as diferenças surgem em função da religiosidade dos americanos, já que 88% dos cidadãos americanos sem identidade religiosa apoia o casamento homossexual, mas os contrários ganham espaço entre os católicos (47%) e, sobretudo, nos protestantes (59%).

Apesar da escala nacional, os partidários superam os oposicionistas, em um ano em que os favoráveis ao casamento entre pessoas do mesmo sexo reduziram em três pontos. Em 2011, 53% dos americanos questionados eram a favor e 45% contra.

A enquete, realizada pelo instituto Gallup, entre 3 e 6 de maio, perguntou a 1.024 pessoas de todos os estados do país a opinião sobre o tema. A pesquisa tem uma margem de erro de 3%. Obama mostra-se a favor e Romney contra O presidente, Barack Obama, se declarou, no dia 9, a favor do casamento homossexual, em entrevista à rede de TV “ABC”. Obama até agora tinha se limitado a indicar que suas opiniões a respeito estavam “evoluindo”.

Já seu provável oponente nas eleições de novembro, o republicano Mitt Romney, reafirmou, no mesmo dia, sua oposição ao casamento e às uniões civis entre homossexuais.