Pesquisa aponta Trump à frente de Hillary na Flórida

Por Gazeta News

De acordo com uma pesquisa divulgada nesta segunda, 31, o candidato republicano, Donald Trump, conseguiu uma virada nas pesquisas na Flórida e tem 48% das intenções de voto, mais que os 44% da rival democrata, Hillary Clinton.

Trump agora lidera as intenções de voto no estado por quatro pontos, segundo a pesquisa realizada no domingo, dia 30 de outubro, com 989 eleitores, pelo Remington Research Group. O levantamento tem uma margem de erro de 3,1% e coincide com o divulgado no domingo pelo “The New York Times”, que também dava ao republicano quatro pontos de vantagem sobre a ex-secretaria de Estado (46%-42%).

Segundo a pesquisa de Remington, a distância de Trump sobre Hillary seria maior em Orlando (53%-35%) e Tampa (50%-41%); enquanto, no sul do estado, a democrata venceria em Miami (68%-29%) e West Palm Beach (50%-43%).

Entre os eleitores registrados como independentes, 49% se mostrou favorável a Trump (que ganharia entre os homens com 52% a 38%, e os eleitores brancos, 56% a 36%); e 36% a Hillary, que tem maior apoio entre as mulheres (49%-44%) e os hispânicos (53%-42%) e os negros (70%-22%).

Empate técnico

Uma outra pesquisa do estado da Flórida, feita pela NBC News/Wall Street Journal/Marist, divulgada no último domingo, 30, revelou um empate técnico em 46%, se não fossem contabilizados os candidatos minoritários.

Hillary leva a melhor sobre Trump por apenas um ponto percentual (45% a 44%), e os dois candidatos minoritários, o libertário Gary Johnson e a ecologista Jill Stein, aparecem com 5% e 2%, respectivamente. Essa pesquisa, no entanto, foi realizada nos dias 25 e 26 de outubro, antes do anúncio da reabertura da investigação do FBI sobre o uso de um servidor privado de e-mails por Hillary quando ocupava o cargo de secretária de Estado. Conforme o levantamento, entre os "possíveis eleitores" que disseram já ter votado na Flórida, que representam 36% da amostragem, Hillary tem uma boa vantagem sobre Trump: 54% a 37%.

Pesquisa nacional

A pesquisa nacional da Abc News/Washington Post, divulgada no último domingo dia 30, também mostrou empate técnico entre os dois, com Hillary alcançando 46%, e Trump 45%.

Agenda na reta final

Hillary retorna à Flórida nesta terça-feira, dia 1º, e Trump fará um comício em Miami na quarta-feira, dia 02 de novembro.

Com informações do Washington Post e Agência EFE