Pesquisa atesta que brasileiros lêem pouco, mas usam rádio, TV e internet

Por Gazeta Admininstrator

Os brasileiros lêem pouco, mas utilizam muito o rádio, a TV e a internet. A conclusão é de uma pesquisa da consultoria americana NOP World, com sede em Nova York. Cerca de 30 mil pessoas de 30 países foram entrevistadas entre dezembro de 2004 a fevereiro de 2005.

Em média, a população brasileira lê durante 5,2 horas por semana. O país ocupa o 27º lugar em um ranking liderado pela Índia.

Quando compara-se as horas dedicadas a ouvir rádio, entretanto, os brasileiros ficam em 2º lugar --passam 17,2 horas semanais sintonizados, em média. Neste quesito, os argentinos lideram, com uma média de 20,8 horas.

Em média, 18,4 horas semanais são gastas pelos brasileiros diante da televisão, segundo a pesquisa. O número levou o Brasil à 8ª colocação do ranking liderado, respectivamente, pelos tailandeses, com 22,4 horas; filipinos, com 21; egípcios, com 20,9; turcos, 20,2; indonésios, com 19,7; americanos, com 19; e taiwaneses, com 18,9.

Os internautas brasileiros ocupam o 9º lugar por ficarem em média 10,5 horas online, tratando de assuntos desvinculados do trabalho, ainda de acordo com a pesquisa. Taiwan, Tailândia, Espanha, Hungria e China, respectivamente, estão nos primeiros lugares.

Entrevistados que disseram não conectar-se à internet fora do trabalho foram excluídos do cálculo da média.