Pesquisa: a maioria dos residentes da Flórida não acha que será atingida por furacões este ano

Por Gazeta News

Depois de 10 anos sem serem atingidos por furacões, aproximadamente 60% dos residentes da Flórida pensam que escaparão ilesos também este ano.

Mesmo se tiver a ameaça de um furacão, a maioria dos residentes do estado não tem medo dos estragos e cerca de um terço diz que não irá evacuar em face de um furacão de categoria 1, mesmo se funcionários de emergência exigirem, disse uma pesquisa do Mason-Dixon, que entrevistou 800 residentes por telefone.

Rick Knabb, diretor do Centro Nacional de Furacões, disse que está preocupado com a complacência dos residentes. "Não é preciso ser um grande furacão, de categoria 3 ou mais forte, para ter um grande impacto", disse ele. "Basta olhar para Isaac e Sandy, por exemplo". A pesquisa descobriu que as preocupações variam muito de acordo com a idade. - Apenas 28% dos residentes com idades entre 18 e 34 acresitam que há a chance de um furacão grave este ano. Entre aqueles com 65 anos ou mais, 51% acham que uma tempestade poderia se desenvolver. - Dos mais jovens, 67% não se sente vulnerável, enquanto 52% dos mais velhos sentem o mesmo. - 56% dos residentes do estado em geral não se sentem altamente vulneráveis ??a danos relacionados com furacões. - 54% dos entrevistados com idades entre 18 e 34 disseram que irão evacuar no caso de um furacão de categoria 1, enquanto 65% das pessoas com mais de 35 anos disseram o mesmo.

- 69% dos residentes disseram que evacuariam para evitar uma tempestade da categoria 2, e 87% iria fugir no caso de uma tempestade com categoria 3 ou mais. A margem de erro da pesquisa é de mais ou menos 3,5 pontos percentuais.