Doações da PIB Florida chegam a Minas Gerais

Por Marisa Arruda Barbosa

doacao pib gov valadares

A sensação é de luto”, descreve a mineira Márcia Teixeira sobre a situação do Rio Doce, depois do rompimento de uma barragem de rejeitos da mineradora Samarco na cidade de Mariana. “Todos que têm uma relação com o rio têm essa sensação”.

Márcia vive no sul da Flórida há 29 anos, mas seus pais continuaram em sua cidade natal, Governador Valadares. Ela relata que a situação na cidade ainda está difícil. “Quase não tem água da torneira. Minha mãe, que vive em um bairro de classe média alta (bairro de Lurdes, no centro), disse que foi à lavanderia lavar roupa e precisou dar meia volta por causa da falta de água. De manhã, pinga um pouco de água, ela corre para tomar banho e encher um balde para usar ao longo do dia”, relata Márcia.

Depois de ouvir que sua mãe pagou R$ 25 por um galão de água, Márcia a colocou em contato com a Primeira Igreja Batista de Governador Valadares, que está doando água. “A minha mãe tem problema nas pernas e não podia ir buscar. Uma pessoa fez a entrega para ela”, relata a mineira, que vive em Lighthouse Point.

A doação de água foi possível devido aos esforços da Primeira Igreja Batista da Flórida, que enviou 50 toneladas a Governador Valadares. A doação, feita em dinheiro, foi enviada para Vitória da Conquista, na Bahia, de onde saiu a água que chegou à cidade mineira na última semana. O movimento foi feito em parceria com a PIB de Governador Valadares, o pastor Danilo Secon e o pastor Wesley Galvão Porto, da Nova Esperança de Orlando. O frete também foi uma doação de Gideon Almeida, que mobilizou as igrejas da Bahia.

Pessoas que têm familiares em Valadares podem retirar as doações na Av. Peçanha 712, no centro da cidade.

No dia 27, a igreja está mobilizando uma nova carreta para ser enviada a Colatina, no Espírito Santo, de acordo com o pastor Silar Almeida, da PIB em Pompano Beach. “Mais 50 toneladas de água serão doadas, agora para a cidade capixaba”, disse ele.

Interessados em fazer doações podem procurar pela PIB Flórida (1103 NE 33rd St. Pompano Beach, FL 33064. Tel: (954)783-0119). Cada $10 dólares doados compram 20 litros de água, de acordo com o pastor.

Márcia conta que sua mãe conseguiu um abastecimento de água para duas semanas. “O negócio agora é racionar a água, né? Mas bem agora está vindo o verão e está fazendo mais calor. Vai ser difícil tomar pouca água, mas não tem outro jeito”.

Confira as fotos:

[nggallery id=11 template=dop-thumbnail-gallery]