Picasso abre Turquia para arte ocidental moderna

Por Gazeta Admininstrator

O espanhol Pablo Picasso é o primeiro grande nome da arte ocidental moderna a ser objeto de uma exposição exclusiva na Turquia.
A mostra de 135 obras do mestre do cubismo foi inaugurada nesta quinta-feira no Museu Sakib Sabanci, uma galeria moderna construída em meio a jardins paisagísticos que proporciona uma vista do Bósforo, o estreito que separa a parte européia da parte asiática de Istambul.

O projeto era o sonho do próprio Sakip Sabanci, um bilionário falecido em 2004.

Sua sobrinha, Guler Sabanci, organizou a exposição e diz que ela vai mostrar que a Turquia reúne as credenciais exigidas para este tipo de evento.

“Se nós conseguimos cumprir os requisitos para exibir Picasso, isso nos coloca ao lado de museus de categoria mundial”, disse ela.

“É uma prova de que eles confiam na gente.”

Família

Os curadores reuniram obras que vão desde os primeiros traços de Picasso, ainda quando era garoto, até peças selecionadas pelo próprio pintor para a exposição que foi inaugurada um mês depois de sua morte, em 1973.

“Acho que se trata de uma gama de obras sensacional”, disse Marilyn McCully, uma especialista em Picasso que é a principal curadora da mostra.

“Não é uma exposição onde você vê só as obras-primas, aquilo com o que já está habituado. Você pode descobrir Picasso e como ele trabalhava.”

Mas obras-primas não foram negligenciadas – por exemplo, As Senhoritas de Avignon, de 1907, está representada por uma enorme tapeçaria baseada no quadro e que foi encomendada pelo próprio Picasso.

Dezenas de obras raramente vistas foram emprestadas pela família do pintor, especialmente esculturas e desenhos.