PIESA na Rio+20 (Parte I) - Pense Green

Por Fernando Rebouças

No dia 18 de junho de 2012, durante a Rio+20, dentre os eventos paralelos, foi realizado o painel PIESA, a respeito de uma nova plataforma digital para a educação ambiental e interação digital pedagógica para crianças, jovens, pais e escolas. O painel contou com a presença de personalidades políticas de Campinas; profissionais da área editorial de São Paulo; a presença física de Miguel Rodrigues da Living PlanIT (www.living-planit.com) e via vídeo conferência de Anaísa Rodrigues CEO da star up portuguesa “Lore” (www.lore.com.pt), que planeja a criação e implementação desse projeto educacional em diferentes países. As palestras tiveram a organização da ONG brasileira Instituto Árvore da Vida, presidida por Deise Nascimento.

Eu estive no evento como desenhista/escritor convidado, a mesa divulgou os meus gibis do Oi! O Tucano. No entanto, essa matéria abre espaço para a entrevista que realizei com a equipe da empresa Lore, liderada por Miguel Rodrigues, da Living PlanIT (tutor da Lore), e Anaísa. Leia, a seguir, a primeira parte da entrevista exclusiva respondida por Anaísa Rodrigues.

1 – Prezada Anaísa, o que é o PIESA ? Anaísa- O PIESA é uma plataforma interativa de educação para a sustentabilidade ambiental, que pretende provocar reflexão e ensinamentos a crianças, independentemente da sua condição social, cultural ou econômicas, fazendo-o de uma forma criativa e adequada aos padrões de vida atuais. É um programa de alerta e educação para o conceito de sustentabilidade a vários níveis, que o faz apostando em meios tecnológicos, didáticos e inovadores. Neste momento, o PIESA está estruturado para o nível de ensino fundamental, mas dado o seu caráter pode ser ajustado a outros níveis de ensino e a diferentes contextos e temáticas.

2 – Inicialmente, o PIESA será desenvolvido e implementado em língua portuguesa nos países lusófonos, as comunidades brasileiras e portuguesas dos EUA poderão se beneficiar também? Anaísa - O programa PIESA está correntemente estruturado para implementação em língua portuguesa em locais do Brasil e de Portugal, estando em estudo e estruturação programas semelhantes a implementar em outros países e idiomas muito porque a pertinência e universalidade do tema o leva com atualidade para qualquer parte do mundo. Encarando a educação como um principal fator no desenvolvimento sociocultural, econômico e ambiental, abre um novo espaço para modelos e programas que desafiem as crianças e jovens e que lhes proponham um papel ativo dentro da sua escola, comunidade, sociedade, prevendo adultos mais conhecedores, mais conscientes.

4 – Muitos países emergentes, como o Brasil ainda possuem educação ambiental deficitária. Em que nível o PIESA poderá fortalecer o conteúdo pedagógico ambiental no setor escolar? Anaísa - Os modelos educativos em vigor hoje nas escolas são um pouco diferentes com os utilizados há vários anos, e não acompanham os avanços no cotidiano das crianças e os meios de informação e comunicação que elas têm a sua disposição. No PIESA procuramos analisar esses modos de vida construindo um plano pedagógico que os acompanhe e momentos de aprendizagem harmoniosos e didáticos, onde o interesse pelo saber é despoletado em cada criança. Desta forma, penso que pelos temas abordados - como cidadania, recursos e energias, ambiente, preservação, consciência ambiental - mas também pelas diferentes abordagens pedagógicas, o PIESA pode fortalecer o percurso e a formação de qualquer criança. Maximizar estes procedimentos, inclusive tecnológicos, permitirá um avanço significativo na inclusão digital, na democratização da informação e comunicação, na formação do consciente nas crianças na forma como cada uma vê e aborda o espaço onde vive.

5 – Além de conteúdo pedagógico e artístico, o PIESA terá comunidades para professores e cientistas convidados postarem suas pesquisas e reflexões? Anaísa - Uma fatia importante de qualquer programa PIESA é a sua presença on-line. Toda a informação diária, conteúdos complementares, jogos e formas de interação e discussão serão reunidos numa plataforma on-line, aberta a todas as crianças, formadores e professores integrados no programa, e ainda ao público em geral, para que metodologias e conceitos de sustentabilidade do PIESA possam ser partilhados. Hoje, a tecnologia disponível permite a nossa própria inclusão como cidadãos em importantes procedimentos reclamados imperativamente por um mundo em mudança, e nesta era em que a comunicação é palavra de ordem, o PIESA não pode deixar de ser um espaço orgânico onde são trocados conhecimentos e onde novas participações, reflexões e conceitos formam, sem dúvida, um benefício coletivo.