PIESA na Rio+20 (Parte II) - Pense Green

Por Fernando Rebouças

00_oi_rio20_penetra_300dcor

No dia 18 de junho de 2012, durante a Rio+20, dentre os eventos paralelos, foi realizado o painel PIESA, a respeito de uma nova plataforma digital para a educação ambiental, As palestras tiveram a organização da ONG brasileira Instituto Árvore da Vida, presidida por Deise Nascimento. Eu estive no evento como desenhista/escritor convidado, autor do “Oi! O Tucano Ecologista” e a mesa me permitiu participar das discussões. A seguir, apresento a continuação da entrevista realizada com os responsáveis pelo PIESA. Nesse artigo as respostas são de Miguel Rodrigues da Living PlanIT (www.living-planit.com) e tutor da empresa portuguesa Lore.

6 - Caro Miguel Rodrigues, como líder de múltiplos projetos de Smart Cities no Brasil e em outros países, como realça as particularidades tecnológicas do PIESA enquanto plataforma educativa? Hoje, as tecnologias disponíveis pelas grandes empresas mundiais, permitem um potencial de soluções que, quando integradas em plataformas, irão permitir que pequenas empresas como a LORE desenvolvam soluções inovadoras com um valor acrescentado cada vez mais consolidado. O Mundo está num crescimento exponencial e um ilimitado número de novas ideias irão surgir com importante componente tecnológico, e em particular na educação ambiental, as novas formas de viver nas comunidades urbanas do futuro, mais eficientes e sustentáveis em nível econômico e ambiental irão exigir conceitos educativos também mais eficientes e abrangentes não apenas ao nível escolar, mas ao nível dos cidadãos em geral, nas empresas, na administração pública e em todos os outros elementos urbanos nas cidades.

7 – Quando falamos em sustentabilidade empresarial, nos remetemos à comunicação interna digital (intranet) das empresas. No futuro, o PIESA poderá suprir a capacitação profissional para a área ambiental? Sustentabilidade é uma palavra que reflete eficiência na utilização dos recursos disponíveis, nas empresas a comunicação interna e externa faz parte da forma com que essas empresas se mostram ao mercado, as mensagens são cada vez mais importantes e se sobrepõem, inevitavelmente, em cada estratégia de marketing a implementar pelas organizações públicas ou privadas, e uma dessas mensagens mais importantes têm a ver com a pegada ecológica das próprias empresas em todos os seus procedimentos, assim uma empresa mais informada em questões ambientais pode valorizar muito mais seus procedimentos educativos internos ao nível ambiental, e o PIESA pode ser uma das plataformas ajustadas para educação empresarial interna.

8 – Resumidamente, o PIESA em termos tecnológicos terá uma face de intranet (acesso fechado) e de internet (acesso aberto) em áreas distintas para visitação e uso? As plataformas que hoje permitem integrar múltiplas soluções tecnológicas em variadas áreas de atividade, são cada vez mais eficientes e com capacidade de criar impacto positivo em grande escala numa comunidade urbana, e a gestão destas plataformas tem, fundamentalmente, de ser um acesso fechado na forma de ser administrada, promovendo a segurança e eficiência dos modelos criados, o seu licenciamento efetivo e o controle da sua própria evolução, mas irão ter também um acesso aberto que permita o desenvolvimento de múltiplas aplicações e serviços, que promova a interação e a própria visitação apelando ao interesse do utilizador. Temos todos de ter a consciência que a transferência de conhecimento, que no passado se fazia de geração para geração ou de pais para filhos, hoje já não é mais possível. O mundo avança em velocidade exponencial, e o conhecimento chega hoje a todos, independentemente, da idade ou condição social, ao mesmo tempo e com a mesma agressividade tecnológica inevitável, e só plataformas assim criadas conseguirão obter os melhores resultados e eficiência.