Pimentões assados - Culinária

Por Gazeta News

IMG_2660_1

Os pimentões são deliciosamente doces quando assados. Ainda quentes podem ser servidos como acompanhamento dos pratos principais e, frios, são um excelente antipasto.

Ingredientes : 6 a 8 porções

750 g de pimentões vermelhos limpos e cortados ao meio no sentido do comprimento 1/3 de xícara de azeite de oliva virgem extra 4 dentes de alho cortados em fatias 2 colheres (sopa) de vinagre balsâmico ½ colher (chá) de páprica picante 1 colher (sopa) de tomilho fresco picado ou ½ colher (chá) de tomilho seco 1 folha de louro 1 colher (sopa) de sementes de gergelim torradas (opcional) Sal e pimenta-do-reino moída na hora Salsinha

Modo de Preparo:

1-Preaqueça o forno a 500°F/260°C.

2-Em uma assadeira grande, distribua os pedaços de pimentões com a parte do corte voltada para baixo. Leve ao forno e deixe assar até a casca escurecer e criar bolhas. Transfira para uma tigela, cubra com um prato e deixe esfriar por 10 minutos ou até poder tocar. Remova a pele, o talo e as sementes. Corte cada metade de pimentão em tiras finas. Coloque em uma tigela grande e reserve.

3- Em uma panela pequena, aqueça bem 3 colheres (sopa) de azeite sobre fogo moderado. Acrescente as fatias de alho e frite até dourar levemente ( fique de olho pois o alho queima rápido). Retire do fogo, coloque sobre os pimentões e misture delicadamente.

4- Em uma tigela pequena, coloque o vinagre, a páprica, o tomilho, e o restante do azeite. Misture bem com um garfo ou batedor de mão. Despeje-o sobre o alho e pimentões. Adicione a folha de louro e as sementes de gergelim (caso esteja usando). Misture com cuidado para não quebrar as fatias de alho. Tempere com sal e pimenta a gosto. Cubra com filme plástico ou coloque em vidros com tampa. Leve à geladeira por 4 horas ou de um dia para o outro.

5- Retire da geladeira 30 minutos antes de servir. Decore a gosto com a salsinha.

Sugestão

Se desejar, coloque os pimentões inteiros diretamente sobre grelha quente ou, a cerca de 5 cm da chama ( fogão à gas), virando-os até que a pele fique preta e enrugada. Coloque-os num saco plástico, feche e deixe esfriar. Depois, corte ao meio, retire a pele e as sementes. Corte em tiras.

Dica

Antes de servir os pimentões, prove o tempero e, se necessário, coloque mais sal e pimenta. Nesta receita, a salsinha é usada somente para criar um aspecto colorido ao prato. Coloque-a somente no momento de servir.