Pitty planeja novo CD em 2013 - Planeta Música

Por Gene de Souza

Pitty-2

A cantora Pitty revelou há pouco, seus planos para 2013. Respondendo a pergunta de um fã em seu Twitter, ela contou que pretende voltar com sua banda e gravar um novo álbum. A ideia é gravar um projeto ainda nesse semestre para que ele seja lançado e divulgado de agosto em diante Atualmente, Pitty está em turnê com o Agridoce, banda paralela que formou em 2011 ao lado de seu guitarrista, Martin. Os novos projetos da cantora só vão começar a acontecer após o término da turnê, no dia 29 do mês que vem, durante o Lollapalloza. O último trabalho de Pitty com sua banda original foi o DVD ao vivo, “A Trupe Delirante No Circo Voador”, lançado em maio de 2011. Desde então, ela vem se dedicando exclusivamente ao Agridoce, com quem lançou um CD no mesmo ano.

Marisa Monte na Itália Marisa Monte retorna à Itália para um show único, após sete anos sem se apresentar no país. A apresentação faz parte da turnê “Verdade, Uma Ilusão” e terá apenas uma data, 16 de abril, em Roma, no Auditório Parco della Musica. O repertório é composto por seus grandes sucessos e as canções de seu trabalho mais recente “O que você quer saber de verdade”, lançado em 2011. Nos anos 80, com 19 anos, Marisa foi morar em Roma para aprofundar os estudos em canto lírico e se aproximar mais da ópera. Ficou apenas alguns meses, mas, antes de voltar ao Brasil, fez um show de MPB em Veneza, acompanhada por um violonista italiano. O produtor Nelson Motta estava presente, e mais tarde, dirigiria seus primeiros shows na volta ao Brasil, em 1987.

Mariene de Castro em homenagem à Clara Nunes

A cantora Mariene de Castro lança, nesse mês, o seu novo álbum, “Ser de Luz” – Uma Homenagem àa Clara Nunes”. Quarto álbum de carreira da cantora baiana, este também é, como já diz o nome, um tributo à Clara Nunes, uma das maiores intérpretes da MPB. Ao seu lado, Zeca Padodinho e Diogo Nogueira dividem as canções “Coisa da Antiga” e “Juízo Final”. Entre as outras faixas do novo disco estão “Guerreira”, “Morena de Angola”, “Feira de Mangaio”, “Conto de Areia”, “Portela na Avenida”, canções imortalizadas na voz de Clara Nunes. A sambista Clara Nunes foi uma grande conhecedora dos ritmos e do folclore da MPB. Influenciada por ritmos africanos, se tornou referência no samba, a primeira cantora brasileira a vender 100 mil cópias de um álbum, rompendo com o preconceito de que mulheres não eram capazes de vender discos. Também foi uma das cantoras que mais gravaram canções dos compositores da Portela, sua escola do coração. Conhecida como “A Guerreira”, a cantora mineira morreu em 1983.