Pizza tem impacto negativo na dieta das crianças, diz estudo

Por Gazeta News

pizza

Em dias que crianças comem pizza, elas consomem em média 408 calorias, 3 gramas a mais de gordura e 134 miligramas a mais de sal, comparado com uma dieta normal. Já os adolescentes adicionam 624 calorias, 5 gramas de gordura e 484 miligramas a mais de sal que um dia normal, disse um estudo. As informações são do “Tribune Newspapers”.

Uma análise, publicada on-line na última semana na revista “Pediatrics”, examina a contribuição da pizza na crise da obesidade, já que é tão consumida. A cada dia, 22% das crianças com idade entre 6 e 19 anos comem pizza (isso comparado com 14% de crianças mais novas e 13% dos adultos). A única comida que é mais popular entre as crianças são os cookies e bolos.

A pesquisadora Lisa Powell, da Universidade de Illinois, em Chicago, e seus colegas usaram dados do National Health and Nutrition Examination Survey para analisar o impacto da pizza na dieta das crianças. Participantes no programa dos Centros para Controle e Prevenção de doenças informam o consumo diário de comidas e bebidas. As respostas de 7.443 crianças com idades entre 2 e 11 anos e 6.447 adolescentes com idades entre 12 e 19 anos estavam no novo estudo.

Os números correspondem ao consumo de pizza em 2009 e 2010. Embora alto, o consumo de pizza era pior entre 2003 e 2004. No estudo recente, o consumo foi 25% menor para crianças mais novas, e 16% para adolescentes.

No corte da frequência do consumo de pizza, a maior diminuição foi na hora do jantar, com uma queda de 40% para as crianças mais novas, e 33% para adolescentes.

A pizza na hora do lanche foi o que mais alarmou os pesquisadores: nos dias de indulgência, as crianças comeram 202 calorias a mais ao longo do dia em relação aos dias que não comeram. Já para os adolescentes, a pizza na hora do lanche adicionou 365 calorias ao total diário.