Planeta Extremo: Carol Barcellos escala árvore gigante na Califórnia

Por Gazeta News

Carol Barcellos caminhando pela Floresta Nacional das Sequoias

Imagina uma pessoa ter medo de altura e topar o desafio de escalar e descer de rapel uma árvore do tamanho de um prédio de 30 andares? Carol Barcellos curtiu a missão, tomou grande dose de coragem e se preparou para o quinto episódio do 'Planeta Extremo' na Floresta Nacional das Sequoias, nos arredores de Camp Nelson, no interior da Califórnia, nos Estados Unidos. O programa acompanhou uma expedição científica que tinha o objetivo de coletar material genético das sequoias, um dos maiores e mais antigos seres vivos da Terra. "O medo de altura, às vezes, me trava, fico sem conseguir sair do lugar. Nossas cordas de subida ficavam presas em galhos. E, como essas árvores são muito antigas, não temos como garantir se os galhos são seguros, que não estejam podres. Isso fez com que a subida toda fosse muito tensa", contou Carol, que levou quatro horas para subir.

A clonagem destas árvores vem sendo experimentada como uma alternativa para o combate ao aquecimento global. Motivada por uma razão tão nobre, Carol enfrentou os riscos de subir uma árvore de 95 metros e três mil anos de vida, com poucos galhos confiáveis para prender a corda na subida, além de se deparar com o medo de altura. "Quando cheguei aos 75 metros, quase desisti. Não conseguia sair do lugar. Fiquei travada", comentou. A repórter se preparou para esta expedição com o escalador profissional Silvio Neto e treinou em árvores de até 20 metros de altura durante quatro meses.

 O 'Planeta Extremo' tem direção de João Pedro Paes Leme.O programa  vai ao ar canal internacional da Globo domingo, 8 de março nas Américas, dia 9, no Japão, e dia 15,  na África e Europa.