Planeta Música - Edição 687-1067

Por Gazeta Admininstrator

Pato Fu "de brinquedo"

Finalizado antes da Copa do Mundo e atualmente em processo de fabricação, o novo álbum do Pato Fu deve chegar às lojas em agosto. Radicalizando o flerte da banda mineira com sons de caixinhas de música e pianos infantis, iniciado no CD "Daqui pro Futuro", de 2007, este novo trabalho foi todo gravado com instrumentos de brinquedo. Entre eles, um glockenspiel de latão e um tecladinho-calculadora Casio VL1, além de xilofones e escaletas. Com uma caprichada capa em alto revelo, criada pela designer Andrea Costa Gomes, o décimo álbum do quinteto mineiro traz 12 faixas, todas elas regravações de sucessos nacionais e internacionais. Destaque para "Ovelha Negra" (Rita Lee), "Sonífera Ilha" (primeiro grande hit dos Titãs), "Rock and Roll Lullaby" (sucesso de BJ Thomas), "Live and Let Die" (Paul e Linda McCartney) e "Pelo Interfone" (Ritchie e Bernardo Vilhena).

Jobim e Sinatra Remasterizado

Entre os anos de 67 e 69, Tom Jobim e Frank Sinatra gravaram dois álbums. O primeiro deles, "Francis Albert Sinatra & Antonio Carlos Jobim", foi indicado ao GRAMMY de Melhor Álbum e considerado o disco do ano por grande parte da crítica norte-americana. Já o segundo, com arranjos do brasileiro Eumir Deodato, acabou não sendo lançado imediatamente. Porém, dois anos depois da gravadora cancelar o projeto, sete faixas que entrariam no disco original foram para o repertório de um novo projeto, intitulado "Sinatra & Company". Mais de 40 anos depois destes mágicos encontros dos dois artistas em estúdio, as faixas originais de ambos os discos foram remasterizados e compiladas no CD "Sinatra Jobim - The Complete Reprise Recordings". E pensar que em 1963, quatro anos antes de conhecer "A Voz", Jobim havia desabafado a um agente americano, em Nova York, que as versões em inglês de suas canções, por serem muito ruins, jamais seriam gravadas por alguém importante, como por exemplo, Sinatra. Teve então de ouvir a seguinte ironia do tal agente: "E quem é que disse que Frank Sinatra vai querer gravar suas músicas?".

Filme sobre Gonzagão e Gonzaguinha

As filmagens de "Gonzaga - De Pai para Filho" ainda nem começaram, mas o diretor Breno Silveira (de Dois Filhos de Francisco) já definiu quem será o autor da trilha sonora do longa-metragem. E o escolhido, Gilberto Gil, que atualmente está em turnê pelo Velho Continente, aceitou o convite. A produção, que abordará a relação de Luiz Gonzaga com o filho Gonzaguinha, começará a ser rodada no início de 2011. A ideia é lançar o filme ainda no ano que vem. Nos últimos dois anos, Silveira tem realizado um grande trabalho de pesquisa, buscando fatos novos em livros e em conversas com familiares e amigos do Rei do Baião e de Gonzaguinha. O roteiro está praticamente pronto, mas o elenco ainda não foi definido.