Planeta Música - Edição 723-1413

Por Gazeta Admininstrator

Dia Nacional do Choro ganha evento na França

O Dia Nacional do Choro foi instituído no Brasil no ano 2000. E a data escolhida, 23 de abril, presta homenagem ao compositor, arranjador e músico Pixinguinha, expoente maior deste gênero musical tipicamente brasileiro. Pixinguinha nasceu no Rio de Janeiro em dia 23 de abril de 1897. E morreu em fevereiro de 1973, aos 75 anos. O Dia do Choro será lembrado até no exterior. Entre os dias 22 e 24 acontecerá o 4º Encontro de Choro de Toulouse, na França. Na oportunidade, o flautista e arranjador brasileiro Edgard Gordilho dará workshops sobre a obra de Altamiro Carrilho, outro mestre do gênero. Instrumentistas de vários países da Europa poderão assim conhecer o trabalho do maior representante vivo do Choro.

Jota Quest relança sua primeira gravação

Celebrando os 15 anos da gravação de seu primeiro álbum, "J. Quest", a banda Jota Quest está lançando neste mês a coletânea "Quinze". O CD conta com canções inéditas e alguns sucessos da carreira da banda mineira. Há ainda uma raridade no repertório. Trata-se da canção "Jogo", primeiro registro de estúdio do grupo. A música fazia parte do repertório dos primeiros shows apresentados nos bares em Belo Horizonte. E foi incluída apenas no CD independente da banda, lançado em 95, ficando de fora posteriormente do álbum "J. Quest".

Plebe Rude lança DVD


Um dos representantes da geração anos 80 do rock nacional, a banda Plebe Rude foi homenageada pelos seus 30 anos de carreira no Plenário da Câmara Legislativa, na capital federal, no dia 19 de abril. A sessão solene concedeu a Philippe Seabra (voz e guitarra) e André X (baixo), integrantes fundadores do grupo, os títulos de Cidadãos Honorários de Brasília. As três décadas de carreira da banda também serão comemoradas com o lançamento ainda este mês do CD e DVD "Rachando Concreto ao Vivo em Brasília". Mixado e masterizado em New York, o projeto chegará às lojas brasileiras no dia 30. Um trailer com as imagens do DVD pode ser conferido no site oficial do grupo.