Plano de ação para o novo ano escolar

Por Rosana Brasil

Estudar exige mais do que paciência e força de vontade. Estudar também requer muita disciplina e o domínio de algumas técnicas.

Muitas crianças e adolescentes questionam a importância de ir à escola. Principalmente depois de um período prolongado como é o caso das férias escolares do verão. Portanto, uma maneira simples e apropriada para manter os filhos engajados no processo educativo é comparar a escola com uma poupança que será resgatada no futuro.

Para que esta poupança gere bons frutos é necessário o uso de uma metodologia, ou plano de ação - ou de estudo-, adequado para guiar o estudante ao sucesso desejado. Destarte, sempre que for necessário estudar ou se organizar para a realização de tarefas, terá como hábito a metodologia que aprendeu no passado. Seguem algumas orientações:

Estabeleça um horário diário de estudo. Neste horário você irá fazer suas lições de casa e rever conteúdos dados na escola. Utilize uma técnica de memorização, como falar em voz alta, fazer resumos ou montar esquemas. Antes de começar o estudo, verifique se tem à mão tudo que irá precisar. Mas deixe na mesa somente o necessário Mantenha as tarefas escolares sempre em dia. Faça as lições de casa no dia em que foi dada e não as deixe para fazer um dia antes de ser entregue. Deixe telefone e computador desligados.

Estude um pouco todos os dias. É melhor do que estudar “tudo” no final do ano. Procure prestar atenção nos gráficos, tabelas e mapas do material. Eles podem ajudar na compreensão e retenção do material estudado. Refaça alguns exercícios que teve mais dificuldade.

Não deixe de entregar qualquer lição ou trabalho solicitado pelo professor. Tente utilizar no seu dia a dia o que você aprendeu na escola.

Separe no dia anterior o material da escola. Verifique os cadernos e livros de que vai precisar e se todas as lições estão feitas.

Estudar exige mais do que paciência e força de vontade. Estudar também requer muita disciplina e o domínio de algumas técnicas – às vezes simples - para que o aprendizado seja feito com a máxima eficiência e o mínimo de tempo. Uma boa dica é não deixar tudo para a véspera, isso é uma questão de reeducação de hábitos. Boa sorte e bons estudos.