Plano de estímulo vai ajudar pequenas empresas

Por Gazeta Admininstrator

O governador da Flórida, Charlie Crist, anunciou, na semana passada, um novo plano de estímulo econômico para pequenas empresas, que tem o objetivo de oferecer recursos e incentivos à expansão e criação de novos empregos, apesar da crise econômica.

O pacote, que oferecerá $10 mi-lhões, conhecido como “programa de jardinagem”, seguirá os mesmos moldes de programa implantado há cerca de 20 anos, em Littleton, no Colorado.

Cinco anos
Dale Brill, chefe de Desenvolvimento Econômico do estado, apresentou o plano, na terça-feira(6), durante reunião com especialistas em desenvolvimento econômico. Segundo ele, os financiamentos serão oferecidos com juros de 2% e prazo de pagamento de cinco anos. O valor máximo dos empréstimos será de $250 mil. Os valores estarão disponíveis para empresas que tenham de dez a 99 empregados.

Ele considera que, o programa é essencial em um momento em que os bancos não estão dispostos a oferecer crédito. “Nós temos que fazer alguma coisa. Isso não apenas vai permitir que algumas empresas vão adiante, como também nos proporcionará mais uma ferramenta de ajuda”, diz Brill. Mas, mesmo que os legisladores apóiem o programa, eles têm sido pressionados a reduzirem outros programas de estímulo econômico, tais como o “Quick Action Closing Fund”, voltado para atrair novos negócios para a Flórida, e o “Visit Florida”, que consiste em campanhas pu-blicitárias com o objetivo de atrair turistas de regiões mais frias para a Flórida, durante o inverno.

Caso o programa apresentado por Brill seja aprovado, serão disponibilizados $8,5 milhões em financiamentos, além dos remanescentes $1,5 milhão, disponíveis para auxílio à expansão de pequenas empresas.
- Eu gostaria que tivéssemos mais que $10 milhões – disse o governador Charlie Crist. Quando alertado por um reporter que o valor seria suficiente para auxiliar apenas cerca de 40 empresas, Crist respondeu que “o programa não fará nenhum mal e, para cada funcionário de cada uma dessas empresas, significará o mundo”.