Plano de hipotecas não entusiasma

Por Gazeta Admininstrator

O governo americano anunciou na terça-feira(11) novas medidas para evitar execuções hipotecárias e permitir que centenas de milhares de proprietários possam pagar seus empréstimos. O plano, que envolve as empresas Fannie Mae, Freddie Mac e outras companhias hipotecárias, renegociará os termos dos contratos de hipoteca dos indivíduos com atraso de 90 dias ou mais no pagamento das prestações. As novas medidas entram em vigor no próximo 15 de dezembro. O plano, no entanto, já foi considerado insuficiente pelo órgão regulador dos bancos.

No mesmo dia, a presidente da Corporação Federal de Seguros de Depósitos (FDIC), Sheila Bair, considerou insuficientes os esforços do Governo dos Estados Unidos e da indústria imobiliária para ajudar os devedores de hipotecas. Segundo Bair, o novo plano “é um passo na direção correta, mas não é suficiente para cobrir o que é necessário”.

Anteriormente, Bair havia dito que o Governo precisaria aumentar seus esforços para ajudar dezenas de milhares de atuais proprietários de imóveis que tentam impedir a execução de suas hipotecas.

De acordo com o plano, os proprietários que enfrentam dificuldade financeiras terão seus pagamentos hipotecários ajustados para que as prestações não comprometam mais do que 38% do rendimento familiar mensal. O ajuste deve ser feito através da redução dos juros do empréstimo, do parcelamento mais longo da dívida ou da autorizarão para atraso no pagamento da hipoteca.

Não haverá perdão integral ou de parte da dívida nem mesmo no caso do preço da casa ter caído abaixo do valor da hipoteca. Para especialistas que avaliam o programa, isso deve limitar a adesão ao programa.

O diretor da Agência Federal de Financiamento Imobiliário dos Estados Unidos, James Lockhart, disse que, com a queda nos preços das casas, os atrasos nos pagamentos das hipotecas triplicaram, e não apenas para hipotecas subprime, mas também para as de baixo risco. Além disso, as execuções hipotecárias aumentaram em 150% na comparação com dois anos atrás.

- As execuções hipotecárias prejudicam famílias, seus vizinhos, toda a comunidade e o conjuntos do mercado imobi-liário - acrescentou Lockhart. Freddie Mac e Fannie Mae controlam 31 milhões de hipotecas, ou 58% de todos os empréstimos de habitação privados. Até agora não há estimativa de quantas pessoas estariam qualificadas para entrar no novo programa, mas a projeção é de que financiamentos imobiliários que somam cerca de $20 bilhões sejam alterados pelo plano.

A iniciativa do governo não está sendo vista com muito entusiamos por profissionais do mercado imobiliário. “O ele-mento mais importante é reduzir o valor principal da dívida. Reduzir as taxas de juros ajuda alguns, mas não é suficiente”, diz Brad Hunter, analista imobiliário que atua em West Palm Beach.

A direção do Bank of America já anunciou que irá modificar um número estimado de 400 mil financiamentos, que eram administrados pelo recém incorporado Countrywide, como parte de um acordo de $8,4 bilhões, que abrange 11 estados, incluindo a Flórida.

Flórida
O Sul da Flórida, em particular, tem sido massacrado pela queda livre do preço dos imóveis e por uma avalanche de foreclosures, durante os dois últimos anos. Muitas pessoas compraram imóveis que, na verdade, não tinham condições de pagar, na expectativa de vendê-los, com lucro, antess de que aumentassem os juros de seus contratos, o que não ocorreu.

Uma em cada 124 famílias no condado de Broward estava em foreclosure, no mês de setembro, de acordo com a empresa RealtyTrac, baseada na Califórnia. Uma em cada 238 famílias enfrenta foreclosure no condado de Palm Beach. Os números de outubro ainda não foram divulgados pela empresa.
- É hora de que o governo tome as rédeas da situação e ajude as pessoas que estão no fundo do poço, e que mais precisam de ajuda – disse Lew Freeman, consultor bancário em Fort Lauderdale e Miami.

O PROGRAMA:
Quem pode requerer:
- Para requerer os benefícios é preciso estar em atraso, pelo menos, 90 dias com as prestações.

- É necessário estar devendo, pelo menos, 90% do valor de mercado do imóvel.

- Não terão direito investidores que não estejam ocupando o imóvel.

Benefícios:
- Redução de juros

- Extensão do prazo de 30 para 40 anos de financiamento

- O principal da dívida não será alterado.